Home Futebol Flamengo dá folga a De la Cruz após polêmica e torcedores se revoltam: “Ainda criticaram o Runco”

Flamengo dá folga a De la Cruz após polêmica e torcedores se revoltam: “Ainda criticaram o Runco”

Meia uruguaio vai completar o terceiro jogo sem ser relacionado no Fla; clube já sinalizou tratamento especializado para condicionar o atleta

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.
Flamengo dá folga a De la Cruz após polêmica e torcedores se revoltam: “Ainda criticaram o Runco”

De la Cruz em ação durante jogo do Brasileirão (Créditos: Wagner Meier/Getty Images)

Envolto em uma polêmica sobre vazamento de informações no Flamengo, o meia Nicolás de La Cruz foi liberado pela diretoria do clube carioca para passar o final de semana no Uruguai, logo assim será desfalque no confronto diante do Atlético-MG, agendado para este domingo (27), pelo Brasileirão. A informação é da jornalista Isabelle Costa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fora dos últimos compromissos por conta de problemas físicos, De la Cruz tem volta programada ao Brasil para a próxima semana. Nos últimos dias, o uruguaio se viu no meio de uma polêmica, onde foi questionado pelo ex-chefe do Departamento Médico do Flamengo, José Luiz Runco, que criticou a contratação do atleta, classificando que o mesmo tem um quadro de lesão crônica não reversível. O vazamento da conversa custou a demissão do renomado profissional no Mais Querido.

Torcedores do Flamengo se incomodam com ‘folga’

Nos comentários da publicação feita por Isabelle Costa, a torcida rubro-negra, em sua maioria, não concordou com a liberação dada pela diretoria do clube, com alguns dando razão para Runco sobre o estado clínico do meio-campista, que ainda não conseguiu deslanchar na temporada 2025. Desmotivados, os internautas acreditam que dificilmente De la Cruz terá um quadro de reversão na equipe de Filipe Luís.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Ainda na repercussão do caso, diversos torcedores se mostraram incomodado, classificando que De la Cruz tem o ‘melhor emprego do mundo’. Outros não esconderam a decepção com o rendimento do meio-campista no aspecto ‘expectativa x realidade’. Desde que desembarcou no rubro-negro carioca, o uruguaio ficou de fora de 20% dos jogos. No recorte dos últimos três jogos do Brasileirão em que esteve atuando, o camisa 18 somou apenas 47 minutos em 270 possíveis, saindo do banco de reservas em todas as oportunidades. Em 2025, são 20 jogos disputados e um gol anotado.

Staff de De la Cruz critica conduta de Runco

Depois de toda a repercussão do caso, os representantes do atleta questionaram José Luiz Runco pela postura utilizada com De la Cruz, não descartando tomar medidas cabíveis contra o antigo médico da seleção brasileira, desligado do Flamengo nesta semana. Na defesa do meia, o staff citou o número elevado de partidas que o atleta realizou no último ano, onde ostentou alta regularidade, seja atuando pelo clube e também na seleção celeste.

PUBLICIDADE

“Fomos pegos de surpresa com esta declaração do Diretor Médico do clube. Primeiramente, não é uma atitude correta, nem ética, de um profissional que já passou pela Seleção. Vamos procurar entender com o clube se esse posicionamento é do médico individualmente ou do clube como instituição e, logo, analisaremos as medidas cabíveis a serem tomadas”, pontuou um dos representantes do jogador.

Better Collective