Mano Menezes durante jogo do Grêmio contra o Cruzeiro no Brasileirão (Créditos: Pedro Vilela - Getty Images)
O jejum acabou. Após cinco jogos sem vencer, o Grêmio encerrou a sequência negativa ao bater o Fortaleza nesta terça (29), em jogo remarcado do Brasileirão. O triunfo pelo placar de 2 a 1 no confronto direto contra a degola traz um ‘respiro’ para o técnico Mano Menezes, que destacou esse sentimento na entrevista pós-jogo, e mostrou confiança no início da remontada do Imortal na tabela.
No papo com a imprensa, o comandante técnico citou os cenários opostos que um resultado frente ao Leão do Pici provocaria para a sequência do trabalho, e pontuou sobre o nível de parelho no certame. Agora com 20 pontos, o Tricolor dos Pampas se manteve na 14ª posição, mas com uma diferença de apenas seis tentos em relação ao Botafogo, time responsável por abrir o G6 da Série A.
“A gente pode fazer tudo no futebol, mas as vitórias são fundamentais para dar um passo à frente, diminuir a pressão que atrapalha, que faz o jogo simples ficar difícil. A vitória diminui a pressão para o jogo seguinte, que é fora, porque você fez a obrigação em casa. O campeonato está tão perto que estamos a dois pontos do oitavo, que é o São Paulo, que tem um jogo a mais. Passar por esse momento fazendo um resultado como fizemos era fundamental”, disse Mano Menezes.
Grêmio ainda tem mais um jogo pendente
Por conta do embate contra o Alianza Lima, nos playoffs da Sul-Americana, o Grêmio também teve o compromisso contra o Botafogo adiado na Série A. O duelo, entretanto, ainda não possui uma data definida. A CBF ainda busca encontrar brechas no calendário que também engloba Copa do Brasil e competições continentais, para reprogramar as partidas pendentes.
Além do choque entre sulistas e cariocas, o Brasileirão ainda possui 11 jogos em aberto, sendo que apenas um deles já tem data fixada pela entidade: Juventude x Vasco, programado para o dia 20 de agosto, na Serra Gaúcha.
Mano Menezes cita diferencial
Em outro ponto levantado na coletiva, Mano Menezes destacou que o triunfo frente ao Fortaleza partiu do bom início de jogo executado pelo Grêmio, que conseguiu aplicar uma ideia tática diferente do que vinha sendo visto nos últimos jogos. Para o treinador, havia um isolamento muito grande entre os jogadores de meio para com o atacante Braithwaite.
Ao notar que Alysson estava atuando muito lados lados do campo, o comandante técnico determinou que houvesse uma mudança e este passasse a infiltrar mais por dentro, resultando assim em ligações mais próximas com o centroavante dinamarquês, autor dos dois gols na partida, ambos em cobranças de pênalti.

