Comemoração 'gaúcha' de Braithwaite na vitória contra o Fortaleza (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Em jogo atrasado da 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, Grêmio e Fortaleza se enfrentaram em Porto Alegre, na noite desta terça-feira (29). Os mandantes levaram a melhor, vencendo por 2 a 1, com todos os gols marcados na primeira etapa. Braithwaite converteu dois pênaltis, e Deyverson descontou para o Laion.
A partida era importante principalmente por conta do risco de rebaixamento. Com o resultado, o Grêmio chega a 20 pontos e fica cinco pontos acima da zona de rebaixamento, ocupando a 14ª posição. Já o Fortaleza segue entre os quatro últimos, em 18º lugar, estacionado nos 14 pontos.
Primeiro tempo pouco criativo, mas efetivo
Truncado e muito disputado, o primeiro tempo em Porto Alegre teve poucas chances claras, mas alta efetividade. O Grêmio contou com uma ajuda importante do goleiro Magrão, que cometeu dois pênaltis em apenas seis minutos. Aos 8 e aos 14 minutos, o arqueiro derrubou Cristian Olivera e Alysson dentro da área, respectivamente. Braithwaite foi o responsável pelas duas cobranças, convertendo uma no meio do gol e outra no canto esquerdo, abrindo 2 a 0 no placar.
O Fortaleza diminuiu com Deyverson, aos 23 minutos, aproveitando um rebote na trave após cabeceio de Herrera. A equipe visitante manteve mais a posse de bola até o intervalo, mas levou pouco perigo efetivo ao gol de Tiago Volpi.
Segundo tempo para segurar o placar
O Grêmio voltou para o segundo tempo principalmente com a intenção de segurar o resultado. Cautelosa, a equipe gaúcha priorizou neutralizar o adversário ao invés de buscar um eventual terceiro gol. Melhor nas disputas, o Fortaleza criou a primeira grande oportunidade aos 29 minutos, com Deyverson, de cabeça. Volpi fez grande defesa, e os jogadores do Laion ainda reclamaram que a bola teria entrado, mas o VAR confirmou que ela não ultrapassou a linha.
No fim do jogo, com os jogadores mais desgastados, os goleiros brilharam com grandes defesas. Primeiro Volpi, aos 44 minutos, que defendeu no ângulo esquerdo uma falta bem cobrada por Gastón Ávila. O Grêmio criou sua melhor chance apenas depois dos 45, em chute de Edenílson da entrada da área, que obrigou Magrão a fazer grande defesa no canto direito, rasteiro.
Grêmio volta a vencer no Brasileirão
Desconsiderando a Recopa Gaúcha, o Grêmio ainda não havia vencido após a pausa para o Mundial de Clubes. No Brasileirão, o Imortal perdeu para Cruzeiro e Palmeiras, empatou com o Vasco, além de ter somado um empate e uma derrota contra o Alianza Lima, que resultaram na eliminação na Copa Sul-Americana.
Resultado traz satisfação, mas não alívio
Abrir vantagem em relação à zona de rebaixamento era o principal objetivo do Grêmio, e ele foi alcançado com a vitória no jogo atrasado. No entanto, o desejo por um desempenho melhor não foi totalmente atendido, segundo parte da torcida Uma torcedora concentrou as críticas principalmente no segundo tempo, classificado a postura como “inadmissível”.
Outro torcedor creditou a vitória aos gols de pênalti e, mesmo com a vantagem de cinco pontos em relação ao Z-4, deixou claro que o risco de rebaixamento ainda não está descartado, principalmente devido ao desempenho apresentado.
Próximos jogos
As equipes voltam a campo no fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. No sábado (2), às 21h, o Grêmio enfrenta o Fluminense, no Maracanã. Já o Fortaleza tem outro desafio fora de casa, encara o Corinthians, na Neo Química Arena, no domingo (3), às 16h.
Ficha técnica – Grêmio 2×1 Fortaleza (Brasileirão 2025)
Data: 29 de julho de 2025 (terça-feira).
Horário: 20h30 (Horário de Brasília).
Local: Arena (Porto Alegre).
Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ).
Cartões amarelos: Marlon, Alysson, Cristian Olivera (Grêmio); Magrão, Bruno Pacheco, Lucca Prior, Breno Lopes, Deyverson, Marinho (Fortaleza).
Gol: Braithwaite (2) (Grêmio); Deyverson (Fortaleza).
Escalação do Grêmio: Tiago Volpi; Gustavo Martins (Camilo), Wagner Leonardo, Kannemann, Marlon; Dodi, Villasanti, Riquelme (Pavón); Alysson (Edenílson), Cristian Olivera, Braithwaite. Técnico: Mano Menezes
Escalação do Fortaleza: Magrão; Mancuso (Emmanuel Martínez), Kuscevic, Gastón Ávila, Bruno Pacheco (Diogo Barbosa); Lucas Sasha, Matheus Pereira, Lucca Prior (Yago Pikachu); Breno Lopes, Deyverson (Bareiro), Herrera (Lucero). Técnico: Renato Paiva.

