Neymar em aquecimento pelo Santos (Mauro Horita/agência Paulistão)
Neymar retornou ao Santos este ano para ser um dos protagonistas do futebol brasileiro e voltar à seleção, mas conviveu com lesões e ainda não conseguiu ter grande destaque. Curiosamente, depois que ele deixou o PSG, o clube francês venceu a inédita Champions League. E, agora, após deixar o Al-Hilal, o clube saudita eliminou o Manchester City e está nas quartas de final da Copa do Mundo.
No “Arena SBT” de ontem, o apresentador Benja questionou se era apenas uma coincidência ou se a saída do craque teria influenciado positivamente para esses dois times melhorarem. O comentarista Mano, então, aproveitou para criticar o atacante santista, entendendo que dificilmente da para contar com ele em um projeto esportivo.
“Ele é um para-raio de coisas que não acontecem dentro de campo. No time do Al-Hilal, os caras estão jogando bola. O Neymar tem muito nome, muita qualidade, mas não coloca em prática. Todo projeto que o atacante está, não da para falar de profissionalismo”, iniciou Mano, que completou. “O Neymar não foi bem no PSG, foi bem no Barcelona e só. No Barcelona ele foi nota 10, no Paris Saint-Germain foi nota 7, o que é pouco para ele. A bola que ele jogou no Barcelona, nunca mais jogou em lugar nenhum”, finalizou.
Argel e Kleber Gladiador discordam
Ainda no “Arena”, o comentarista Kleber Gladiador mostrou que tem uma opinião contrária, relembrando também que alguns times pioraram após sua saída. “Óbvio que é coincidência. Ele saiu do Santos e o Peixe virou uma ‘draga’, saiu do Barcelona e o clube também não ganhou mais nada, conseguiu retomar o bom futebol há dois anos”, disse.
Por fim, o treinador Argel Fuchs, que participava como convidado do programa, também discordou de Mano, elogiando o craque santista. “O Neymar joga muita bola, é um dos grandes talentos do futebol brasileiro e do futebol mundial. Gosto muito do Neymar como pessoa, acho um jogador fantástico. É coincidência, como o Jorge Jesus que saiu do Al-Hilal”, opinou.
Números de Neymar
Neymar voltou ao Santos em fevereiro, mas o desempenho do time na temporada é ruim. O Peixe caiu na semifinal do Paulistão para o Corinthians, na terceira fase da Copa do Brasil para o CRB e está fora da zona de rebaixamento do Brasileirão no critério de desempate. Ao todo, o camisa 10 fez apenas 12 jogos neste retorno, com três gols e três assistências.
No Barcelona entre 2013 e 2017, foram 186 jogos, com 105 gols marcados, conquistando oito títulos, sendo uma Champions League e um Mundial de Clubes. No PSG, os números foram melhores, vencendo 13 taças e marcando 118 vezes em 173 partidas. Já no Al-Hilal, porém, sofreu com lesões e praticamente não entrou em campo. Disputou sete partidas, entre 2023 e 2025.

