Abel Ferreira pelo Palmeiras no Mundial de Clubes (Cesar Greco/Palmeiras)
Abel Ferreira está longe de viver seus melhores momentos no Palmeiras. Técnico mais longevo do futebol brasileiro, o português chegou ao Verdão em novembro de 2020 e se tornou para muitos palmeirenses notáveis, entre eles Mauro Beting, o maior treinador de todos os tempos do clube alviverde. Entretanto, vem enfrentando muitas dificuldades na temporada atual.
Além de perder o título do Campeonato Paulista para o Corinthians, Abel Ferreira não convenceu os torcedores e a mídia esportiva durante a Copa do Mundo de Clubes. O Palmeiras foi a única equipe do Brasileirão no Super Mundial que não derrotou europeus nos Estados Unidos.
Na volta do torneio da Fifa, a equipe alviverde decepcionou ao empatar em 1 a 1 com o Mirassol no Allianz Parque na volta do Brasileirão Série A, na última quarta-feira (16). No início do Campeonato Brasileiro, o time palestrino chegou a ser líder. Porém, está sem vencer há três rodadas na competição e já enxerga o Cruzeiro abrindo sete pontos de diferença na primeira colocação, ainda que tenha dois jogos a menos do que os mineiros.
Mauro Beting lamentou falha de Weverton no Mundial
Mesmo que muitos julguem o atual momento de Abel Ferreira como um fim de ciclo no Palmeiras, Mauro Beting defendeu a sua permanência no Allianz Parque. O jornalista identificado com o Verdão negou que o técnico esteja desgastado na equipe, onde está há quase cinco anos. Entretanto, reconhece que o português já viveu dias melhores no Brasil.
Ao mesmo tempo, Mauro Beting também creditou a algumas individualidades os problemas do time, citando o erro de Weverton no gol que sacramentou a derrota para o futuro campeão Chelsea nas quartas de final do Mundial. “É apenas a bola que não tem entrado, também porque o Palmeiras nem tem criado tanto assim. É aquelas bolas que não passavam pela defesa que ninguém passa, tem passado até com eventuais e raras ainda falhas de Weverton”, avaliou em sua coluna no Estado de São Paulo.
“Abel Ferreira não consegue fazer o Palmeiras jogar”
Contudo, Mauro Beting não isentou Abel Ferreira de culpa pelos fracassos recentes, avaliando que o time jogou menos do que se esperava na Copa do Mundo de Clubes. “O Palmeiras nunca teve um elenco tão rico em opções e tão caro, e Abel não consegue fazer esse time jogar”, pontuou.
Apesar de tudo, o colunista conta com Abel Ferreira no Palmeiras para as próximas temporadas. “Os ciclos chegam ao fim. Este, ainda não”, ponderou Mauro Beting, que completou: “Abel já fez mais, muito mais, com muito menos. Eu continuaria com Abel e seguiria com as críticas construtivas, ainda que muitas sejam destrutivas, ainda que no mundo hoje, e não só palestrino, as pessoas não só não têm paciência, não lembram o tanto que celebraram com Abel e com esse Palmeiras. Tão histórico quanto histérico”.

