Home Futebol Rafinha, ex-São Paulo, Flamengo e Grêmio, vai às lágrimas ao anunciar aposentadoria: “Não jogo mais profissionalmente”

Rafinha, ex-São Paulo, Flamengo e Grêmio, vai às lágrimas ao anunciar aposentadoria: “Não jogo mais profissionalmente”

Ex-jogador que marcou época com a camisa do Bayern de Munique seguirá carreira como comentarista assim como outros colegas de profissão

Lurian Schultz
Lurian Schultz é um profissional graduando na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que trabalha como coach editorial no Torcedores.com desde 2025. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiências na área radiofônica, além de trabalhar como pauteiro. É especializado em redação de futebol brasileiro e Branded Content. Além disso, possui passagens por portais como Bolavip Brasil, Antenados no Futebol e Somos Fanáticos.
Rafinha, ex-São Paulo, Flamengo e Grêmio, vai às lágrimas ao anunciar aposentadoria: “Não jogo mais profissionalmente”

Rafinha, ex-lateral - Foto: Reprodução / GE

Atualmente, vários ex-jogadores de futebol estão atuando na área esportiva, seja como comentarista ou até mesmo no meio diretivo. O ex-lateral Rafinha, que vinha comentando algumas partidas pelo canal por assinatura Sportv, anunciou oficialmente que está pendurando as chuteiras e não voltará a jogar futebol.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Hoje eu anuncio oficialmente o fim da minha carreira como jogador de futebol profissional. Momento muito especial na minha vida. Agradecer a Deus, que me proporcionou uma viagem maravilhosa nessa minha carreira. Não esperava chegar aonde cheguei. Fui abençoado. Sou realizado na minha profissão. Hoje está chegando ao fim, não jogo mais profissionalmente”, disse no programa Seleção Sportv.

Lateral Rafinha pendura chuteiras; último clube foi o Coritiba

O ex-lateral teve como últimos clubes no futebol brasileiro equipes como Flamengo, Grêmio, São Paulo e Coritiba, onde foi revelado. “Claro que a vida continua, mas não vou mais entrar em estádio, levar essa vida que sempre levei, que eu vivi dentro do vestiário. Fiz tantos amigos durante essa trajetória. Tudo tem um começo e um fim”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Aos 39 anos, Rafinha disputou 10 partidas no retorno ao clube onde iniciou a carreira. O grande destaque da carreira do lateral, porém, foi no Bayern de Munique. Na equipe alemã, foram mais de 260 partidas disputadas, 17 títulos e o reconhecimento dos torcedores do clube. Ao colocar ponto final na carreira, o ala se disse realizado.

Jogador passou por Flamengo, Grêmio e São Paulo antes da aposentadoria

“Realizado, sem arrependimento nenhum, mas com coração partido, porque não é uma decisão fácil. A gente quer esticar a corda até onde pode, fizemos isso a vida inteira. Realizei todos os meus sonhos no futebol”, declarou.

Rafinha merecia mais chances na seleção?

  • Sim, foi um bom jogador
  • Não, haviam opções melhores
  • Sim, foi um bom jogador
  • Não, haviam opções melhores

0 Votes

PUBLICIDADE

Ainda em sua carreira, Rafinha defendeu as camisas do Olympiacos, da Grécia, do Genoa, da Itália, e do Schalke 04, da Alemanha, primeiro clube europeu. Pela seleção brasileira, teve apenas quatro partidas disputadas, sem disputar qualquer competição oficial como Copa do Mundo, Copa América ou Copa das Confederações.

PUBLICIDADE
Better Collective