Ronaldo Fenômeno comenta sobre os treinadores brasileiros: “Estamos atrás dos europeus”
Ex-atacante acredita que o Brasil precisa investir na formação e preparação especializada para novos treinadores
Ronaldo Fenômeno na CazéTV (Reprodução)
Um dos grandes debates do futebol brasileiro nos últimos tempos voltou a tona durante a final da Copa do Mundo de Clubes, no último domingo (13). Isso porque, ao elogiar o trabalho de Luis Enrique no comando do PSG, Ronaldo Fenômeno avaliou o momento atual dos treinadores brasileiros. Para o ex-jogador, o nível do técnicos nacionais está abaixo do dos europeus.
“Eu acho que, em relação a treinadores, nós estamos também dos europeus. Hoje nós vemos uma escola portuguesa muito boa, com grandes treinadores. A escola espanhola é incrível. E eu acho que a gente forma muito mal o nosso treinador. Ou ele vem das antigas, com experiência de campo, de vida, mas a gente não entrega essa preparação, essa formação para os nossos treinadores. A gente precisa formar muito mais treinadores. Dar condições de mais treinadores aparecerem com uma formação especializada”, explicou Ronaldo, em transmissão da CazéTV.
Anteriormente, Ronaldo Fenômeno já havia criticado o nível dos treinadores brasileiros. Em entrevista ao canal de Romário em fevereiro, o Fenômeno declarou que os brasileiros estavam “dois degraus abaixo do nível mundial” e que “pararam no tempo”. Pouco depois, Carlo Ancelotti foi anunciado para o comando da Seleção Brasileira.
Ronaldo elogia trabalho de Luis Enrique no PSG
Após elogiar a escola de treinadores espanhóis, o ex-atacante elogiou o trabalho de Luis Enrique no PSG. Sob comando do treinador, a equipe parisiense superou as saídas de Lionel Messi, Neymar e Kylian Mbappé para conquistar a primeira Champions League de sua história.
“O Luis Enrique tem um mérito incrível nesse time do PSG. O time é sincronizado, tanto na hora de defender como na hora de atacar. Todo mundo comprometido com a movimentação. Jogador que se apresenta, dá opção no fundo. Um time com muitas ideias e você vê que tem a mão do treinador. Um time bem trabalhado”, avaliou.
Romário espera que experiência de Carlo Ancelotti molde o Brasil
Também presente na transmissão, Romário avaliou o momento dos treinadores brasileiros. O ex-atacante acredita que a chegada de Carlo Ancelotti ao comando da Seleção Brasileira pode ser importante para mudanças e que o italiano traz uma experiência vencedora que falta ao Brasil na atualidade.
“Eu acredito muito nessa proximidade que a gente vai ter nesse um ano e pouco que falta para a Copa do Mundo, para ele trazer a sua experiência. Uma experiência vitoriosa, porque nós estamos muito atrasados em relação aos treinadores”, comentou Romário

