Santos aumenta chances de rebaixamento e São Paulo ‘respira’ na tabela do Brasileirão após 16ª rodada
Peixe foi superado pelo Inter em confronto direto e liga o alerta após segundo revés consecutivo; rival engata cenário contrário e salta na classificação
Neymar durante jogo do Santos no Brasileirão (Créditos: Ricardo Moreira/Getty Images)
O Brasileirão está próximo da virada de turno e o pleito para fugir do rebaixamento segue equilibrado e com curta diferença entre os concorrentes. Superado pelo Internacional em plena Vila Belmiro por 2 a 1, o Santos viu os riscos de queda serem ampliados no fechamento da 16ª rodada, ultrapassando a barreira dos 40% de probabilidades, segundo levantamento do Departamento de Matemática da UFMG.
No atual cenário, a equipe de Neymar figura com 14 pontos somados em 15 jogos, ocupando assim a 17ª posição, responsável por abrir o Z4. No momento, o alvinegro possui a mesma pontuação do Vasco, primeiro fora da degola, mas leva desvantagem nos critérios de desempate. O Gigante da Colina tem dois embates pendentes, enquanto o Peixe possui um jogo em aberto.
Rival do Santos, o São Paulo conseguiu dar uma guinada significativa na busca pelo distanciamento do Z4. Há duas rodadas, o Tricolor aparece com 40% de riscos. Bastaram os triunfos contra o Corinthians e Juventude para a equipe do Morumbi reduzir as chances de degola para 15% e respirar sob o comando de Hernán Crespo.
Chances de rebaixamento no Brasileirão
Ainda no pleito para escapar do descenso, o Sport aparece como o concorrente mais ameaçado. Único time que ainda não venceu no certame, e a pior campanha momentânea na história dos pontos corridos até à 16ª rodada, o rubro-negro amarga mais de 90% de riscos, seguido do Juventude, que foi superado pelo São Paulo, e o Fortaleza, que não atuou nos compromissos do meio de semana.
- Sport – 92,1%
- Juventude – 60,8%
- Fortaleza – 58,3%
- Santos – 40,6%
- Vasco – 33,6 %
- Vitória – 32,9%
- Ceará – 20,5%
- São Paulo – 15%
- Grêmio – 13,7%
- Corinthians – 10,5%
- Internacional – 8,5%
Santos fecha reforço para o Brasileirão
Com o Brasileirão como a única competição no calendário para o restante da temporada, o Santos oficializou nesta quinta-feira (24), a contratação do atacante Gustavo Caballero. O jogador de 23 anos fechou contrato de quatro temporadas, e vinha sendo um dos destaques do Nacional-PAR. O alvinegro adquiriu 50% dos direitos econômicos do jovem por US$ 1,6 milhão (cerca de R$ 9 milhões).
Terceiro reforço do Santos na janela do meio de semana, Caballero aguarda a regularização dos documentos junto ao BID da CBF para ficar apto e poder estrear na equipe de Cleber Xavier. Nos bastidores, o clube corre contra o tempo para tentar resolver as pendências rapidamente para ter o paraguaio no confronto diante do Sport, agendado para este sábado (26), na Ilha do Retiro.

