Abel Ferreira em treinamento com o Palmeiras (Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Na visão do jornalista Fábio Sormani, a eliminação do Palmeiras contra o Chelsea, nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes, demonstra que o técnico Abel Ferreira será incapaz de levar o time alviverde à glória de ser campeão do mundo, objetivo que a administração da presidente Leila Pereira tem neste segundo e último mandato, que termina em 2027.
Em participação no programa ‘Opinião Placar”, no YouTube, o comentarista esportivo criticou muito o que, segundo ele, foi o terceiro fracasso do treinador português na tentativa de levar o Verdão ao tão sonhado título mundial – campeão da Libertadores em 2020 e 2021, Abel não conseguiu vencer nos duelos contra Chelsea e Tigres-MEX nos mundiais daqueles anos.
“O Abel é um cara que tem sérias limitações. Ele é bom para o consumo daqui, ou seja, para o mercado brasileiro e sul-americano. Agora, aquele upgrade, para fazer o Palmeiras atravessar o oceano e ser campeão mundial, ele não consegue. Foi a terceira vez que ele fracassou. Ele fracassou diante do Chelsea, duas vezes e na Libertadores caiu nas semifinais, nem na final chegou”, relembrou Sormani.
“Repito, o Abel, ele é bom para o consumo local, lá para fora ele não consegue, por isso eu acho que se o Palmeiras tem ambições de conquistar o mundo, e eu sei que o Palmeiras as tem, ele tem que trocar esse treinador”, concluiu o comentarista.
Palmeiras tem folga até sexta-feira
Depois da dolorosa eliminação no Mundial de Clubes contra o Chelsea, o elenco do Palmeiras ganhou folga até a próxima sexta-feira (11), quando retornará aos treinos na Academia de Futebol para se preparar para a volta aos jogos oficiais. Como o confronto com o Santos foi adiado, o primeiro compromisso confirmado será diante do Mirassol, na próxima quarta-feira (16), em casa, pelo Brasileirão.
Para a partida, o técnico Abel Ferreira ainda não poderá contar com o zagueiro Murilo, que se recupera de lesão na coxa sofrida durante o Mundial, e com os atacantes Estêvão, que vai se apresentar ao Chelsea e não defende mais o Verdão, e Paulinho, que voltará a passar por cirurgia na canela, local que tem sentido muitas dores.
Time alviverde mais próximo de Ramón Sosa
A diretoria do Palmeiras age no mercado para fechar mais uma contratação milionária nos próximos dias. O atacante paraguaio Ramón Sosa, que defende o Nottingham Forest, da Inglaterra, tem negociação avançada e deverá ser o novo reforço para diminuir o impacto da saída de Estêvão, que vai se apresentar ao Chelsea em algumas semanas.
Para fechar com o atacante que costuma atuar aberto pelo lado esquerdo, o Verdão terá que abrir novamente os cofres e gastar cerca de 11 milhões de euros (R$ 70,5 milhões na cotação atual). Por outro lado, o clube ainda poderá perder outros jogadores que são alvos de times europeus. O lateral-esquerdo Piquerez e o meio-campista Richard Ríos são os mais cotados.

