Sormani reage sobre as maiores torcidas do Brasil: “Chama muito atenção a diferença do Internacional para o Grêmio”
O comentarista repercutiu pesquisa que ampliou a vantagem do Flamengo sobre o Corinthians na liderança, além de colocar o Imortal em 6º lugar
Fábio Sormani, comentarista esportivo (Reprodução/YouTube)
Fábio Sormani analisou o resultado da pesquisa das maiores torcidas do futebol brasileiro. O levantamento do jornal “O Globo” em parceria com o instituto Ipsos-Ipec foi divulgado na última segunda-feira (29) e consolidou o Flamengo na liderança.
O jornalista se mostrou surpreso com a distância dos números entre Grêmio e Internacional. O Tricolor Gaúcho figura na sexta colocação da enquete com 3% de torcedores declarados, entre as 2 mil pessoas entrevistadas em todas as regiões do país entre 5 e 9 de junho. Maior rival gremista, o Colorado desponta apenas numa 11ª posição apresentando 1,7%.
Assim, Sormani questionou os dados estatísticos da enquete. “Chama muita atenção a diferença do Internacional pro Grêmio. Eu não acredito nessa pesquisa. Eu acho que foi feita errado, porque nenhuma outra pesquisa mostra isso”, criticou o comentarista em live no canal da “Placar”.
Sormani discordou do Fluminense atrás de forças do Nordeste
O debatedor ressaltou o fato do número de todas as torcidas ter caído com relação à última pesquisa da publicação carioca, realizada em 2022. “Para mim, essa pesquisa é absolutamente furada”, protestou Fábio Sormani, que reprovou a metodologia do torcedor poder mencionar dois clubes do coração.
O jornalista destacou o aumento da vantagem do Flamengo para o Corinthians. A porcentagem rubro-negra caiu de 21,8% para 21,2%, enquanto a dos corintianos despencou de 15,5% para 11,9% em três anos, numa queda acima da margem de erro.
“Chama muita atenção a diferença do Flamengo pro Corinthians”, avaliou, discordando também do Fluminense, que recentemente ganhou a Libertadores, ficar atrás de Bahia e Sport. De acordo com o levantamento, são 0,9% que apoiam o Tricolor das Laranjeiras, contra 2,2% dos baianos e 1,3% dos pernambucanos.
Críticas ao jornal “O Globo”
Por fim, Sormani disparou contra os números apresentados pelo jornal que completou 100 anos ontem (29). “Eu não sei como é que ‘O Globo’, uma instituição centenária de renome, publica uma pesquisa dessa, gente! Pelo amor de Deus. Joga, põe no lixo e dá descarga. É para isso que serve essa pesquisa aí. Ridícula”, detonou, complementando que mandaria repetir a dinâmica se fosse diretor do tradicional diário de notícias.

