Volpi em ação durante jogo da Sul-Americana com o Grêmio (Créditos: Pedro H. Tesch/Getty Images)
Tiago Volpi, do Grêmio, ostenta um posto que nenhum goleiro aprecia na disputa do Brasileirão: ser o mais vazado. No balanço de 14 jogos realizados pela time sulista no certame, ele foi superado em 20 oportunidades, a última delas no final de semana, diante do Vasco, em São Januário. Terceira pior defesa do campeonato, o Tricolor aparece atrás somente do Juventude e do Sport, que figuram no Z4, mas estas equipes já tiveram mais de um nome atuando no gol até o momento.
Tendo flertado algumas vezes com o temido rebaixamento, o Grêmio é o 13º colocado na tabela, com 17 tentos somados, e um déficit de seis tentos no saldo. Vivendo situação ainda pior em termos de classificação, Léo Jardim, do Vasco, aparece como o segundo goleiro mais vazado do Brasileiro, com 19 gols em 13 jogos.
Top-10 dos goleiros mais vazados do Brasileirão
Além de Volpi e Léo Jardim, o ‘pódio’ dos arqueiros mais vazados da Série A conta com Gustavo, do Juventude, que foi superado em 18 oportunidades. Em termos de média de tentos sofridos pelo número de partidas, o arqueiro do time jaconeiro amarga o pior índice: 2,25 tentos por partida, contra 1,42 do goleiro gremista, e 1,46 do arqueiro vascaíno.
- 1º Tiago Volpi (Grêmio) – 20 gols em 14 jogos
- 2º Léo Jardim (Vasco) – 19 gols em 13 jogos
- 3º Gustavo (Juventude) – 18 gols em 8 jogos
- 4º Caíque França (Sport) – 18 gols em 11 jogos
- 5º Anthoni (Inter) – 18 gols em 12 jogos
- 5º João Ricardo (Fortaleza) – 18 gols em 12 jogos
- 7º Rafael (São Paulo) – 18 gols em 15 jogos
- 8º Gabriel Brazão (Santos) – 17 gols em 14 jogos
- 9º Fábio (Fluminense) – 15 gols em 13 jogos
- 10º Cleiton (Bragantino) – 14 gols em 13 jogos
Tiago Volpi é exaltado por Mano Menezes
Na coletiva após o empate do Grêmio frente ao Vasco, no último final de semana, o técnico Mano Menezes enalteceu a importância de Pavón e também do goleiro Tiago Volpi, classificando que a dupla foi decisiva para que a equipe somasse um ponto fora de casa. Ao todo, o Cruz-Maltino finalizou 31 vezes na meta do Imortal, sendo sete delas no alvo, com o arqueiro sendo decisivo para evitar o revés, além de uma bola que ficou na trave.
“Precisamos valorizar a assistência do Pavón, a partida que fez o Volpi. O campeonato é difícil e precisamos saber a hora de elogiar e a hora de criticar”, disse o treinador do Tricolor dos Pampas.
Sem vencer há três jogos, o Grêmio volta a campo nesta quarta-feira (23), às 21h30 (de Brasília), quando encara o Alianza Lima, em Porto Alegre, pela volta dos playoffs da Sul-Americana. Por ter perdido o duelo de ida por 2 a 0, o Imortal vai precisar de um triunfo por três ou mais tentos para ficar com a vaga no tempo regulamentar.

