Tostão define Fluminense como o único time do Brasileirão que surpreendeu no Mundial de Clubes: “Melhor do que se esperava”
O comentarista não considerou históricos os triunfos do Botafogo contra o Paris Saint-Germain e do Flamengo diante do campeão mundial Chelsea
Jogadores do Fluminense celebram gol contra o Al-Hilal (Créditos: Megan Briggs/Getty Images)
A Copa do Mundo de Clubes da Fifa foi encerrada ontem (13) com o título do Chelsea. O time londrino comandado por Enzo Maresca venceu o PSG por 3 a 0 na decisão, sendo o primeiro campeão do novo formato da competição. Tostão fez um balanço da participação brasileira no Mundial de Clubes.
Em sua coluna na Folha de São Paulo, o tricampeão mundial pela seleção brasileira em 1970 enxergou o desempenho dos representantes do Brasileirão Série A como dentro do esperado. Porém, o ex-atacante abriu uma exceção para o Fluminense de Renato Gaúcho. O Tricolor das Laranjeiras, que pode negociar Jhon Arias com o Wolverhampton, foi o time do país que foi mais longe no torneio, sendo o único a chegar nas semifinais.
“Com exceção do Fluminense, que foi melhor do que se esperava, as atuações e resultados dos brasileiros foram de acordo com o que era previsto”, opinou Tostão, complementando que o nível das melhores equipes do Brasil se equivalem a de clubes medianos da Europa.
Tostão não viu vitórias de Flamengo, Botafogo e Fluminense como extraordinárias
Mesmo que os dois finalistas do Super Mundial e o atual vice-campeão da Uefa Champions League tenham sido derrotados por adversários cariocas, o colunista não se mostrou impressionado com os feitos. Para Tostão, a Copa do Mundo de Clubes mostrou que não é mais uma surpresa as potências do Velho Continente serem superadas pelos sul-americanos.
“As vitórias do Botafogo sobre o PSG, do Fluminense sobre a Inter de Milão e do Flamengo sobre o Chelsea não foram extraordinárias, históricas, como adoram dizer”, escreveu o ex-jogador consagrado no Cruzeiro.
Quais as colocações dos times do Brasileirão no Mundial de Clubes?
O Fluminense foi o melhor brasileiro, encerrando na quarta colocação entre os 32 participantes do Mundial de Clubes da Fifa. O Tricolor somou 11 pontos somando todos os jogos que realizou na competição, contra 13 do Real Madrid, o outro derrotado nas semifinais.
Na sequência, figura o Palmeiras em oitavo lugar. O Verdão comandado por Abel Ferreira marcou oito pontos, sendo superado pelo Al-Hilal nos critérios. O Flamengo acabou na 11ª posição com sete pontos, enquanto o Botafogo foi o 14º somando seis.

