Mundial de Clubes teve a participação de Fluminense, Palmeiras, Botafogo e Flamengo (foto: Luke Hales/Getty Imagens)
Disputado nos Estados Unidos, o Mundial de Clubes termina após um mês com a realização de várias partidas. PSG e Chelsea decidem o título neste domingo (13), a partir das 16h (horário de Brasília), no estádio MetLife. Vários fatos marcaram o torneio, sendo o primeiro deles as vitórias de times brasileiros sobre rivais europeus.
O Botafogo venceu o PSG por 1 a 0, o Flamengo derrotou o Chelsea por 3 a 1 e o Fluminense eliminou a Internazionale de Milão após ganhar por 2 a 0. Os placares são representativos.
Isso porque significam que o futebol nacional derrotou os dois finalistas do Mundial de Clubes e os dois finalistas da última edição de Uefa Champions League.
Mundial de Clubes tem confronto eliminatório entre brasileiros
Palmeiras e Botafogo se enfrentaram na fase oitavas de final do Mundial de Clubes e protagonizaram um duelo dramático. O Verdão ganhou por 1 a 0. Paulinho decidiu a partida na prorrogação após jogada individual.
Atacantes brasileiros se destacam por times estrangeiros
Marcos Leonardo fez dois gols na vitória do Al-Hilal por 4 a 3 sobre o Manchester City e João Pedro balançou as redes duas vezes no triunfo do Chelsea por 2 a 0 contra o Fluminense.
PSG goleia rivais europeus
O clube francês derrotou Real Madrid e Atlético de Madrid pelo mesmo placar: 4 a 0. O time francês também aplicou o mesmo resultado no Inter Miami, de Messi e Suárez.
Mundial de Clubes soma despedidas
O Mundial de Clubes representou o fim de um ciclo profissional para vários atletas. A transferência de Jair é a mais recente delas. O zagueiro foi vendido pelo Botafogo para o Nottingham Forest e vai jogar ao lado de Igor Jesus, também vendido pelo clube de John Textor. Além deles, Gerson e Estêvão deixaram o futebol brasileiro.
O futebol internacional também teve despedidas. Modric e Lucas Vázquez deixaram o Real Madrid, Thomas Müller saiu do Bayern de Munique, Di Maria voltou para o Rosário Central após defender o Benfica e Mastantuono saiu do River Plate para integrar o elenco do Real Madrid.

