Home Futebol UEFA ”rebaixa” Crystal Palace por pertencer ao mesmo grupo do Lyon, ambos comandados por John Textor

UEFA ”rebaixa” Crystal Palace por pertencer ao mesmo grupo do Lyon, ambos comandados por John Textor

Equipe inglesa será obrigada a jogar a Conference League por quebrar regras do órgão europeu. Nottingham Forest deve substituir os ”Eagles”

João Vitor Xavier
Sou jornalista, repórter, redator de conteúdo e profissional de comunicação. Apaixonado por esportes, principalmente futebol e MMA. Tenho 15 anos de experiência em diversos cargos dentro da comunicação esportiva, com passagens por LANCE!, Super Lutas (IG), Daily Mail (Inglaterra) e BRAVE CF (o maior evento de MMA do Oriente Médio). Cobri eventos como Olimpíadas, Copa do Mundo, UFC, além de ter trabalhado em mais de 15 países.
UEFA ”rebaixa” Crystal Palace por pertencer ao mesmo grupo do Lyon, ambos comandados por John Textor

John Textor, dono do Lyon e do Botafogo (FOTO: Vítor Silva/Botafogo)

O Crystal Palace foi rebaixado pela UEFA e não poderá jogar a Liga Europa na próxima temporada. O próprio órgão regulador do futebol europeu anunciou a medida, tomada porque o time inglês quebrou a regra de propriedades de dois ou mais clubes, com a holding de John Textor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A Eagle Football Holdings, cujo dono é Textor, tem ações majoritárias no Lyon e também no Crystal Palace (além do Botafogo), ambos classificados para a Liga Europa. Porém, a organização prevê que só um clube com o mesmo dono pode participar da competição. Neste caso, a vaga no torneio ficou com o Lyon pois ele teve uma melhor colocação no campeonato nacional. A vaga do Palace veio através do título na Copa da Inglaterra.

Textor tentou evitar punição

Há algumas semanas, John Textor anunciou o fim de sua relação com o Crystal Palace e vendeu suas ações para o também americano Woody Johnson. Dono do New York Jets, time da NFL, Johnson tem uma fortuna avaliada em mais de US$ 3 bilhões (mais de R$ 15 bilhões). A ideia é que ele foque mais no Botafogo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mesmo com a venda imediata das ações, a operação ainda precisa do crivo da Premier League e não respeitou o deadline da UEFA. A instituição deu até o início de março para as equipes comunicarem mudanças nas suas estruturas executivas com o intuito de evitar esses tipos de sanções.

Palace vai recorrer

Os dirigentes do Crystal Palace, que vai participar de um torneio continental pela primeira vez em sua história, estão furiosos com a punição, de acordo com o jornal inglês Daily Mail. A ideia imediata é que o clube recorra ao CAS (Corte Arbitral do Esporte), que tem o poder de julgar casos em caráter de urgência.

O argumento principal dos ”Eagles” é que, com 25% das ações do clube, John Textor não estava em posição para influenciar em nenhum tipo de decisão do clube inglês. Eles já haviam feito uma defesa inicial da posição no último mês e agora vão fazer o mesmo diante do CAS.

PUBLICIDADE

Nottingham Forest deve herdar vaga

Tudo indica que o tradicional Nottingham Forest, bicampeão da Liga dos Campeões, deve ser o novo representante da Inglaterra na Liga Europa. Na sétima posição na última Premier League, o time do português Nuno Espírito Santo estava classificado para a Conference League, mas deve trocar de posição com o Palace e jogar a próxima Liga Europa.

PUBLICIDADE

O Forest se prepara em grande estilo para o seu retorno ao futebol europeu, tendo anunciado hoje o zagueiro Jair, ex-Botafogo. Nas últimas semanas, o clube inglês também acertou a contratação de Igor Jesus, também do Botafogo de John Textor. Os dois se juntam a Danilo como brasileiros na equipe de Nottingham.

Better Collective