Foto: Marcelo Cortes/Flamengo
O meia Gerson, multicampeão com a camisa do Flamengo e um dos destaques do até hoje lembrado time de 2019, fez a sua despedida pelo clube na derrota de 4×2 para o Bayern de Munique, nas oitavas do Mundial, no último domingo. Ele, que marcou um belo gol no jogo, tem tudo acertado para jogar no Zenit, da Rússia, viajando de forma imediata e deixando o elenco rubro-negro, que terá que buscar alternativas para o segundo semestre.
A saída, nos bastidores do clube carioca, não foi digerida da forma mais amigável possível. Tanto é que, segundo o jornalista Venê Casagrande, Gerson não tem a mínima chance de voltar um dia ao Flamengo enquanto o presidente for Luiz Eduardo Baptista, o Bap. O comunicador ainda fez uma comparação com a saída do lateral-direito Rafinha, em 2020.
“Não sabemos se isso vai acontecer. Pelo histórico de Gerson e seu pai, seu Marcão, a chance é grande. Porém, com essa gestão, não vai rolar. Pelo contrário. Arrisco a dizer que, com Bap de presidente, Gerson não joga mais no Flamengo. Lembrando que, quando aconteceu com Rafinha, Bap, então membro do Conselho de Futebol, foi contra o retorno do lateral ao Fla”, afirmou Venê, no Twitter, em cima de uma montagem que “indicava” uma eventual saída forçada de Gerson do Zenit já em janeiro do próximo ano.
Com passe qualificado, visão de jogada e chegada ao ataque, além de muita proteção de bola, Gerson se tornou uma das referências técnicas do Flamengo e também virou capitão desde os últimos anos. Além disso, passou a ser presença constante nas convocações da Seleção-Brasileira.
Os números da venda de Gerson pelo Flamengo
Para ter Gerson, o Zenit não precisou desenvolver negociações com a direção do Flamengo e apenas depositou a multa rescisória, que fica na casa de R$ 160 milhões. A transferência entrou para o top-5 de vendas do Fla, ficando no 4° lugar, atrás apenas das negociações de Reinier, Lucas Paquetá e Vini Jr para Real Madrid, Milan e novamente Real Madrid, respectivamente. O levantamento foi feito pelo portal Globoesporte.
Em abril deste ano, o Flamengo negociou um aumento salarial com renovação até 2030 com Gerson, que teve, também, ampliação no valor da multa. Já naquele momento, a direção rubro-negra se encontrava ciente do interesse do Zenit.
Fla desfalcado contra o Inter na Libertadores
Gerson, de imediato, passa a ser um desfalque importante para o técnico Filipe Luís na continuidade da temporada. Levando em conta apenas a Libertadores, o Flamengo passa a ter três desfalques importantes para o jogo de ida das oitavas contra o Inter, no Maracanã, no dia 13 de agosto.
Além de Gerson, Arrascaeta estará fora desta primeira partida por conta de suspensão. Já o volante Pulgar sofreu lesão no pé direito no jogo contra o Bayern no Mundial e também estará envolvido na recuperação.

