Bernardinho comandando treino da seleção masculina de vôlei (Mauricio Val/FV Imagem/CBV)
A seleção masculina de vôlei se prepara para a disputa do Campeonato Mundial, principal torneio desta temporada, que será disputado entre os dias 12 e 28 de setembro, nas Filipinas. Agora, o técnico Bernardinho convocou 16 atletas para os treinamentos visando a preparação para essa competição, não sendo ainda a convocação definitiva para o campeonato.
Entre os convocados, dois irão disputar o Pan-Americano Júnior, na qual o Brasil jogará com a seleção Sub-23: o ponteiro Maicon e o central Thiery. A competição irá acontecer entre os dias 17 e 22 de agosto, no Paraguai. Sendo assim, a dupla será observada durante o torneio, podendo garantir a vaga no Mundial.
O restante da lista não tem novidades, contando com os atletas que estavam na Liga das Nações (VNL), que se encerrou no início deste mês, com o Brasil ficando em terceiro lugar. Nomes conhecidos como Lucarelli, Honorato, Maique, Alan e Darlan, estão confirmados e devem fazer parte da convocação final de Bernardinho.
Os convocados por Bernardinho
Opostos:
- Alan
- Chizoba
- Darlan
Levantadores:
- Brasília
- Cachopa
Ponteiros:
- Adriano
- Arthur Bento
- Honorato
- Lucarelli
- Lukas Bergmann
- Maicon
Centrais:
- Flavio
- Judson
- Matheus Pinta
- Thiery
Líbero:
- Maique
Brasil no Campeonato Mundial de Vôlei Masculino
O Brasil busca o tetracampeonato do Mundial de Vôlei Masculino, após ter vencido em 2002, 2006 e 2010. Na última edição, em 2022, ficou com o bronze, vencendo a Eslovênia na disputa de terceiro lugar, assim como aconteceu na VNL deste ano. A seleção brasileira está no grupo H, ao lado de Sérvia, República Tcheca e China. Veja a tabela da primeira fase:
- 14/09 (domingo) – Brasil x China às 10h (de Brasília)
- 15/09 (segunda) – Brasil x República Tcheca às 23h (de Brasília)
- 17/09 (quarta) – Brasil x Sérvia às 23h (de Brasília)

