Home Mercado da Bola Clubes do Brasileirão triplicam gastos com transferências desde 2019; Palmeiras, Flamengo e Botafogo lideram 

Clubes do Brasileirão triplicam gastos com transferências desde 2019; Palmeiras, Flamengo e Botafogo lideram 

Verdão, Mengão e Glorioso investiram 250 milhões em reforços na atual temporada e inflaram o valor de mercado do Campeonato Brasileiro

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
Clubes do Brasileirão triplicam gastos com transferências desde 2019; Palmeiras, Flamengo e Botafogo lideram 

Flamengo e Palmeiras disputam o Brasileirão (foto: Cesar Greco/SEP)

De acordo com informações do site Transfermarkt, os clubes do Brasileirão Série A atingiram a marca de 451 milhões de euros gastos em contratações de atletas neste ano. O valor é três vezes superior a 2019, último ano pré-pandemia do coronavírus, quando as agremiações desembolsaram quase 152 milhões. A diferença pode aumentar, uma vez que a atual janela de transferências vai permanecer aberta até o dia 2 de setembro.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O aumento é de quase 450%, quando se estende o prazo de comparação. Os times da elite do futebol nacional gastaram 101.5 milhões de euros, na temporada 2016. O uruguaio Nico López foi a contratação mais cara daquele ano. O Internacional investiu quase 9.5 milhões de euros. Atualmente ele sequer ficaria no top-10.

Vendas turbinam cofres de clubes do Brasileirão

Palmeiras, Flamengo e Botafogo são os principais responsáveis por tal crescimento. Segundo o Transfermarkt, os clubes já investiram 250 milhões de euros em contratações. O valor supera o total aportado por todos os times do Brasileirão até 2023.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A plataforma destaca vendas recentes. O Palmeiras transferiu Endrick para o Real Madrid, Estêvão para o Chelsea e Vítor Reis para o Manchester City. O colombiano Richard Ríos também pode ser mencionado.

Conforme o Transfermarkt, o Benfica pagou 27 milhões de euros pelo meio-campista. O Botafogo, por sua vez, vendeu Luiz Henrique para o Zenit. O clube russo também pagou alto para contratar Gerson, junto ao Flamengo.

Campeonato está mundialmente valorizado

Segundo a plataforma, o Brasileirão é o sexto torneio mais caro do futebol mundial. A competição está precificada em 1.75 bilhão de euros. O valor é maior que campeonatos secundários do futebol europeu como o Holandês, Português, Turco e Belga. O torneio nacional perde para o Inglês, Italiano, Espanhol e Francês.

PUBLICIDADE
Better Collective