Gabriel Bortoleto disputa a Fórmula 1 pela Sauber (foto: Clive Rose/Getty Imagens)
A Fórmula 1 entrou de férias após concluir a parte inicial da temporada 2025. Nesta terça (20), o correspondente e apresentador da categoria Lawrence Barretto elegeu cinco vencedores do campeonato. Os personagens variam entre pilotos e equipes. Um deles é a Sauber.
A equipe que tem Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg como titulares tem 51 pontos e está na 7ª posição do campeonato de construtores. Hulkenberg também foi incluído como destaque positivo. O alemão subiu no pódio pela primeira vez após o Grande Prêmio de Silverstone. Esta foi a 239ª etapa do piloto como profissional da categoria.
Barretto também destacou a McLaren e disse que a escuderia chefiada por Zak Brown é a “vencedora indiscutível” da Fórmula 1. A equipe lidera com folga o campeonato de construtores e caminha rumo ao bicampeonato. O titular da McLaren e atual líder do campeonato mundial, Oscar Piastri, é outro que inclui a lista.
“Deu um salto impressionante neste ano, emergindo como favorito para seu primeiro campeonato mundial. O piloto aumentou o total de vitórias. Sua pontuação de 284 o coloca à frente do companheiro de equipe, Lando Norris”, publicou Baretto.
A Williams é vista como a última vencedora da metade inicial da Fórmula 1. A equipe chefiada por James Vowles mudou a escalação ao contratar Carlos Sainz. Tem 70 pontos e está na 5ª posição do torneio de construtores.
Fórmula 1 elege perdedores
Barretto também listou cinco perdedores. O primeiro deles é a Red Bull. A equipe taurina teve várias mudanças na atual temporada, sendo a principal delas de chefia. Laurent Mekies foi escolhido para substituir Christian Horner.
Além disso, a Red Bull dispensou Sergio Pérez e substituiu o mexicano por Liam Lawson. No entanto, o novato durou pouco tempo como dupla de Max Verstappen e foi trocado por Yuki Tsunoda. A escuderia está somente em 4° lugar no campeonato de construtores.
Barretto também incluiu Ferrari, Mercedes e Alpine como escuderias perdedoras e citou o estreante Oliver Bearman como único piloto entre os destaques negativos da Fórmula 1, em 2025.
Qual e quando é a próxima corrida?
O Grande Prêmio da Holanda é a etapa seguinte do campeonato mundial. A prova será disputada nos dias 29, 30 e 31 de agosto. O calendário é formado por três sessões de treino livre (TL), uma rodada classificatória e a corrida.
O TL1 está marcado para começar às 7h30 (horário de Brasília) do dia 29, sucedido pelo TL2 que inicia às 11h. O TL3 será às 6h30 do dia 30. A classificação será no mesmo dia, porém às 10h. E a corrida está marcada para 31 de agosto, também às 10h.

