(Créditos: Miguel Schincariol e Buda Mendes - Getty Images)
Galvão Bueno está mesmo convencido de que o cenário do primeiro turno do Brasileirão, em termos de corrido pelo título, irá se repetir na segunda metade do certame, com a disputa pela taça ficando concentrada entre Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras, times que figuram no topo da tabela atualmente, e já se revezaram na liderança.
Em comentário feito no programa semanal na Band, exibido nesta segunda (04), o experiente comunicador cravou que não haverá ‘intrusos’ no pleito pelo título, e o trio deve brigar rodada a rodada na dianteira da classificação, dado o futebol apresentado até o momento.
“Vou falar uma frase aqui que vai armar a maior confusão, vai ter muita gente reclamando. Vou repetir o que já disse, o Campeonato Brasileiro deve ser decidido entre Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras. Coloquei nessa ordem porque neste momento essa é a classificação. Alguém acrescenta mais algum time? Fiquem à vontade”, disparou Galvão Bueno, abrindo o debate com os convidados.
Ricardo Rocha acompanha Galvão Bueno, mas adiciona outro no páreo
Presente no debate, o ex-jogador Ricardo Rocha concordou sobre o trio citado pelo apresentador, mas disse ainda nutrir esperanças de que o atual campeão Botafogo possa entrar na disputa, caso obtenha uma sequência de resultados positivos. Ele, no entanto, admitiu que o alvinegro tem deixado a desejar em confrontos decisivos, como por exemplo, diante da Raposa no último final de semana, onde saiu derrotado por 2 a 0, em pleno Nilton Santos.
“Eu acrescento um quarto time, o Botafogo. Mas o time não tem jogado bem, ter perdido alguns jogos importantes. Só que eu ainda acredito, tem um bom time, pode chegar. Galvão, diziam que o São Paulo iria lutar para não cair, aí consegue cinco vitórias consecutivas, vai lá pra cima. Futebol brasileiro é assim, o Brasileirão é muito difícil, mas concordo com você, os três são grandes favoritos”, opinou o tetracampeão.
Como estão as chances de título no Brasileirão?
Elencados por Galvão Bueno como grandes favoritos ao título, o trio Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras totaliza 83,9% de chances de título na soma individual de cada um, segundo estudo do Departamento de Matemática da UFMG, no cenário atual de tabela. Líder com 37 pontos, o rubro-negro carioca lidera com 36,8%, seguido da Raposa, que tem a mesma pontuação, mas com um jogo a mais, e aparece com 24,1%, enquanto o Palmeiras é o terceiro, com 33 tentos e 23% de chances. O time palestrino tem dois embates em aberto na tabela.
Os demais 16,1% estão divididos entre Bahia, Mirassol, Botafogo, Atlético-MG e demais concorrentes que surgem logo abaixo na tabela. No último ano, o campeão Botafogo fechou o primeiro turno com 40 pontos conquistados, índice este que pode ser ultrapassado por Flamengo e Palmeiras, que podem chegar a 43 e 42, respectivamente.

