Gustavo Gómez comemorando gol contra o Universitario pela Libertadores (Cesar Greco/Palmeiras)
Na noite de ontem (14), o Palmeiras foi ao Peru enfrentar o Universitario, pelo jogo de ida das oitavas de final. E fora de casa, o Verdão não tomou conhecimento do adversário e aplicou uma goleada de 4 a 0, praticamente decretando a sua classificação às quartas. Os gols foram marcados por Gustavo Gómez, Vitor Roque e Flaco López (2).
E esse gol de Gustavo Gómez foi histórico para o paraguaio. Isso porque, ele chegou a 13 gols na Libertadores, se tornando o zagueiro que mais balançou as redes na competição continental, igualando Ruben Espinoza, defensor chileno que vestiu a camisa do Universidad Católica e Colo-Colo nos anos 80 e 90.
Esse foi o primeiro gol de Gómez na atual edição do torneio. A sua temporada mais artilheira foi em 2023, quando marcou três gols. De resto, os 13 tentos são bem divididos entre os anos que esteve no Palmeiras. Vale destacar que todos os gols foram marcados com a camisa do Verdão. Relembre eles abaixo:
- 2018 – Boca Juniors (1)
- 2019 – Melgar (1)
- 2020 – Tigre (1), Libertad (1)
- 2021 – Universitario (1)
- 2022 – Cerro Porteño (1), Athletico-PR (1)
- 2023 – Cerro Porteño (1), Barcelona (2)
- 2024 – Liverpool (1), Independiente del Valle (1)
- 2025 – Universitario (1)
Gustavo Gómez entre os maiores goleadores do Palmeiras
Gómez não está só entre os maiores zagueiros artilheiros da Libertadores e sim da história geral do Palmeiras. Com este 13° gol marcado, o defensor superou Alex e Scarpa, se tornando o terceiro maior goleador da história palmeirense na competição continental. Ele fica atrás apenas de Rony e Raphael Veiga, que têm 23 e 20 gols, respectivamente.
Outra marca importante é que o defensor chegou ao 40° gol com a camisa do Verdão, somando todas as competições. Sendo assim, ele é isolado o zagueiro que mais balançou as redes vestindo a camisa alviverde. O segundo da lista é o ídolo Luís Pereira, que soma 36 gols, atuando nos anos 60, 70 e 80 pelo clube.
Próximo jogo do Palmeiras
Após encaminhar sua classificação na Libertadores, o Palmeiras volta as suas atenções para o Brasileirão, onde tem um confronto complicado, diante do Botafogo, fora de casa. A partida acontece no domingo (17), às 20h30, pela primeira rodada do segundo turno. Contra o Universitario, o jogo da volta acontece na quinta (21), às 21h30, no Allianz Parque, com o Verdão podendo perder por até três gols de diferença.

