Mano Menezes durante treinamento no CT Luiz Carvalho (Divulgação - Lucas Uebel - Grêmio)
A lateral direita será mais uma vez um problema para o técnico Mano Menezes na escalação do Grêmio para o próximo jogo do Brasileirão, contra o Sport, marcado para o próximo domingo (10), às 20h30 (horário de Brasília), na arena gremista. João Lucas, titular na última partida, se lesionou e o comandante estuda improvisar o volante Camilo na posição.
Além de João Lucas, o Imortal já não podia contar com João Pedro, que se recupera de uma fratura no tornozelo, e Gustavo Martins, zagueiro que já vinha atuando improvisado no setor, também está de fora por problema físico. Outros jogadores que já exerceram a função de lateral-direito na temporada são Ronald, Edenilson e Luis Eduardo.
A provável opção de Mano Menezes de novamente improvisar um jogador no setor foi bastante criticada nas redes sociais. Alguns torcedores criticaram as poucas variações táticas promovidas pelo treinador na equipe tricolor. Segundo eles, se não conta com um lateral-direito de ofício, o comandante deveria testar a utilização de um sistema com três zagueiros.
O pedido pela escalação com três defensores ganhou outros defensores entre a torcida do Grêmio. Segundo um deles, o ponta direita Pavón poderia ser uma boa opção atuando como ala pela lado direito. Desta forma, o time ao menos tentaria atuar de outra forma e, quem sabe, melhorar o péssimo rendimento que vem apresentado até este momento.
Felipe Melo prevê melhora no Grêmio em breve
Apesar das fortes críticas de torcedores gremistas, o ex-jogador Felipe Melo prevê que em breve o sistema adotado por Mano Menezes no Grêmio vai dar funcionar. Em participação no programa “Fechamento”, do SporTV, no último domingo (4), ele revelou ter plena convicção de que a fase ruim do Imortal vai passar.
“Mano Menezes tem um plano e daqui a pouco começa a ganhar. Estou falando sério. Acho o Mano um ótimo treinador. Eu estive com ele no Palmeiras e no Fluminense. Acho um ótimo treinador e o Grêmio daqui a pouco vai melhorar, assim como o Inter vai também. Acho que não têm times para estar onde estão. Nem Grêmio, nem Inter”, cravou Felipe Melo, sem revelar o tal “plano”.
Mano pede mais confiança aos jogadores
Em discurso após a derrota diante do Fluminense no fim de semana, o técnico do Grêmio destacou que os jogadores precisam ter mais confiança e arriscar jogadas mais difíceis. Segundo ele, o nível das equipes na Série A do Brasileirão é alto e, portanto, é necessário correr mais riscos para buscar os gols e as vitórias.
“A gente precisa ter coragem para jogar na Série A. O adversário também tem dificuldade para jogar e joga. Nós nos esforçamos ao máximo para marcar na saída do adversário. O jogador tem se entregado ao máximo. Mas o adversário joga, a gente também tem que ter essa coragem para jogar um passe curto. É a Série A, é a exigência da Série A e é atrás disso que nós temos que ir”, disse Mano Menezes.
Atualmente, o Tricolor gaúcho é o 14º colocado na classificação geral do Campeonato Brasileiro, com 20 pontos, e já foi eliminado nas disputas da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.

