Volante montou a seleção dos melhores da carreira - Foto: Ricardo Duarte/Internacional
Por conta de uma lesão no ligamento posterior do joelho direito, o volante Fernando, de 38 anos, acertou com a direção do Internacional nesta terça-feira uma rescisão amigável para a ruptura do contrato, que iria até dezembro deste ano. Cálculos feitos indicam que o jogador abriu mão de cerca de R$ 5 milhões que eram previstos até a virada de temporada.
O grave problema físico sofrido pelo experiente jogador aconteceu no primeiro tempo de uma derrota de 2×0 para o Fluminense, no Beira-Rio, pelo primeiro turno do Brasileirão. Dias depois, o Internacional confirmou a lesão, indicando um prazo de retorno aos gramados, em tese, entre novembro e dezembro.
“O Sport Club Internacional comunica que, em comum acordo, acertou o término antecipado do contrato do meio-campista Fernando. Com 54 partidas e três gols marcados pelo Clube do Povo, Fernando conquistou, de forma invicta, o título do Campeonato Gaúcho de 2025, deixando sua marca e exemplo de profissionalismo”, diz o clube.
Com carreira consolidada em equipes de ponta da Europa, em especial o Manchester City, Fernando chegou ao Beira-Rio no primeiro semestre de 2024 e não demorou a conquistar a torcida pelo estilo de jogo, liderança e identificação com o clube. Ele, não por acaso, foi um dos destaques do título do Gauchão de 2025 sobre o Grêmio, que tirou o Internacional de uma fila regional que já durava desde 2016.
Internacional deixa portas abertas futuramente
No comunicado publicado em seu site e nas mídias oficiais, o Colorado, no entanto, fez questão de deixar nas últimas linhas uma porta aberta para Fernando no futuro. O clube vai desejar o seu retorno caso ele não se aposente assim que se recuperar da lesão:
“As portas do Beira-Rio permanecem abertas para Fernando e, caso opte por retornar aos gramados no futuro, o Colorado terá a prioridade em tê-lo novamente no elenco. Ele leva consigo o respeito e o carinho de jogadores, funcionários, comissão técnica, diretoria e, sobretudo, da torcida colorada”, finaliza a nota do Internacional.
Torcida colorada, claro, lamenta muito
Assim que o Internacional oficializou a rescisão, torcedores colorados encheram as redes sociais de mensagens lamentando a saída do jogador, que era visto como um dos pilares do elenco de Roger Machado. Prova disso é que, até agora, o time não conseguiu encontrar a peça de reposição ideal no funcionamento de jogo.
“Poderia muito bem ficar mamando o clube até o final do contrato (que por sinal não estaria errado), mas preferiu poupar os cofres do Inter, respeito e admiração pelo excelente profissional e pessoa, uma pena terminar tão precocemente”, elogiou um colorado identificado como “Alves”.
“Inacreditável a passagem do melhor volante do Inter nos ultimos anos acabar assim, é o clube mais azarado da história mesmo”, reclamou um torcedor. “Acabou meu dia”, disparou outra colorada nas redes.

