Jogadores do Palmeiras comemoram gol na Libertadores (Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
A rodada com os jogos de ida das oitavas de final da Libertadores terminou na noite de ontem e somente um time pode acreditar que tem uma excelente vantagem para conquistar sua vaga nas quartas. O Palmeiras conseguiu golear o Universitario, em Lima-PER, por 4 a 0, e praticamente garantiu a classificação.
Assim como o Verdão, Flamengo e Botafogo também conseguiram vencer seus respectivos confrontos com Internacional e LDU, ambos por 1 a 0, e agora têm a vantagem do empate fora de casa, na semana que vem, para concretizarem suas classificações. O São Paulo e o Fortaleza empataram por 0 a 0, contra Atlético Nacional-COL e Vélez, e precisarão vencer para avançar.
Palmeiras encaminha vaga
“Hoje (ontem) fomos extremamente competentes, queremos ir em busca da glória eterna mais uma vez. Há equipes muito competentes nessa competição e nunca sabemos o que vai acontecer. No futebol não temos certeza, temos probabilidade”, disse o técnico do Palmeiras, Abel Ferreira, após a goleada por 4 a 0 contra o Universitario.
Desta forma, o Verdão pode ser derrotado por até três gols de diferença na semana que vem no Allianz Parque que mesmo assim garante sua vaga nas quartas de final da Libertadores. São boas as chances de Abel utilizar um time misto com titulares e reservas, já que antes o time alviverde terá pela frente o Botafogo, neste domingo (17), pelo Brasileirão.
Fla e Fogão têm vantagem importante
Apesar de pequena, a vantagem por terem vencido seus jogos de ida por 1 a 0 deixa Flamengo e Botafogo mais próximos da classificação. Por isso, na semana que vem, o Rubro-Negro vai até Porto Alegre e o Alvinegro até Quito, no Equador, buscando ao menos um empate para garantir a vaga no tempo normal. Caso sejam derrotados por um gol de diferença a decisão será nos pênaltis.
O São Paulo, por sua vez, passou um sufoco no empate por 0 a 0, contra o Atlético Nacional, disputado em Medellín. O time colombiano chegou a perder dois pênaltis e acertou ainda algumas bolas na trave do gol de Rafael, que foi muito importante para a manutenção do placar zerado. No Morumbis, o time de Crespo precisa vencer por qualquer placar para avançar.
O mesmo tem que fazer o Fortaleza, que vai precisar vencer fora de casa, na Argentina, contra o Vélez Sarsfield, se quiser avançar às quartas da Libertadores, já que o jogo disputado na Arena Castelão neste meio de semana, terminou empatado por 0 a 0. A má fase vivida pelo Leão do Pici, no entanto, tem tudo para dificultar ainda mais a situação da equipe na sequência da temporada.
Jogos de volta das oitavas da Libertadores
Terça-feira (19/08)
- 19h: Vélez Sarsfield x Fortaleza
- 21h30: Racing x Peñarol
- 21h30: São Paulo x Atlético Nacional
Quarta-feira (20/08)
- 19h: Estudiantes x Cerro Porteño
- 21h30: Internacional x Flamengo
Quinta-feira (21/08)
- 19h: LDU x Botafogo
- 21h30: River Plate x Libertad
- 21h30: Palmeiras x Universitario

