José Mourinho, técnico português (Divulgação/X @Fenerbahce)
O Grêmio começa a pensar a próxima temporada, possivelmente com Marcelo Marques como o novo presidente tricolor. O pré-candidato e considerado favorito na eleição do Imortal prevista para novembro segue seu planejamento visando o futuro do clube, depois de anunciar a compra da gestão da Arena do Grêmio por R$ 130 milhões em julho.
Segundo informações do jornalista Cristiano Silva, da Rádio Guaíba, o gestor da Marquespan estaria pensando numa troca da comissão técnica para o ano que vem. O plano A do empresário é José Mourinho, que atualmente dirige o Fenerbahçe.
O consagrado treinador português possui contrato com o time turco até junho de 2026, enquanto Mano Menezes tem vínculo com o Tricolor Gaúcho se encerrando no final do ano. O interesse em Mourinho foi reproduzido pelo repórter Paulo Nunes, também da Rádio Guaíba.
Segundo os membros da imprensa esportiva gaúcha, Marcelo Marques já teria elaborado uma proposta salarial para oferecer ao treinador europeu. Além disso, o empresário teria como braço direito numa eventual negociação o ex-zagueiro Baidek, hoje um renomado representante de nomes do futebol brasileiro e mundial.
Os feitos da carreira de José Mourinho
Um dos técnicos mais conhecidos do futebol do planeta, José Mourinho está no Fenerbahçe desde o ano passado. O português passou também por clubes como Benfica, Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid, Manchester United, Tottenham e Roma, entre outros.
Entre os muitos títulos que Mourinho ganhou na carreira, estão duas Uefa Champions League: pelo Porto na temporada 2003-04 e com a Internazionale em 2009-10. A última taça erguida pelo treinador foi a Liga Conferência Europa pela Roma em 2021-22.
Quem são os pré-candidatos à presidência do Grêmio?
A eventual tratativa só avançaria no caso da vitória de Marcelo Marques no pleito tricolor do fim do ano. Além do fundador da Marquespan, também são pré-candidatos Denis Abrahão, Gladimir Chiele e Sérgio Canozzi. Com o anúncio da compra da gestão da Arena do Grêmio, Paulo Caleffi retirou a sua candidatura.

