Marcos Rocha foi capitão do Palmeiras (Foto: Ricardo Moreira/Getty Images)
O Grêmio tem tudo acertado para trazer Marcos Rocha, do Palmeiras, como novo reforço para a lateral direita. A tendência é que o experiente jogador, multicampeão pelo Alviverde, chegue a Porto Alegre no início da próxima semana para assinar contrato até o fim de 2026.
Com 36 anos, Marcos Rocha completará 37 em dezembro. Sendo assim, ao término do vínculo, o jogador terá 38 anos. Tricampeão da Libertadores e com diversos títulos nacionais e estaduais no currículo, o estágio atual da carreira do atleta tem gerado questionamentos entre os torcedores do Grêmio.
Marcos Rocha poderia ter se aposentado ao fim deste ano
Antes de fechar com o Grêmio, havia a possibilidade de Marcos Rocha se aposentar do futebol. O jogador tinha contrato com o Palmeiras até o fim deste ano e, segundo diferentes jornalistas, a proposta da diretoria palmeirense era para que ele permanecesse no clube, mas na função de coordenador técnico, como informou Paulo Massini Jr. no programa G4, da BandSports.
Jorge Nicola também trouxe a mesma informação sobre a intenção do Palmeiras em relação ao futuro de Marcos Rocha. A inspiração seria um modelo semelhante ao acordo feito com Zé Roberto, também ex-jogador do Grêmio, quando se aposentou. “O fato de ser um cara que dá bons exemplos, comportamento retilíneo, nunca se envolveu em qualquer polêmica, joga a favor da sua permanência”, detalhou o jornalista, ainda antes do acerto com o Imortal.
Dentro de campo, o lateral já havia perdido espaço no elenco de Abel Ferreira. Mesmo com a saída de Mayke para o Santos, Giay assumiu a titularidade da posição, e o clube paulista ainda contratou Khellven, do CSKA Moscou, por R$ 32 milhões.
Torcedores do Grêmio relembram situação de Rodrigo Caio
O fato de Marcos Rocha ter recebido uma proposta para se tornar coordenador técnico do Palmeiras não foi bem aceito por torcedores do Grêmio, pois indica que um jogador que cogitou a aposentadoria ao fim deste ano é, agora, a solução do Tricolor Gaúcho para uma posição carente no elenco.
Muitos torcedores relembraram a situação de Rodrigo Caio, que chegou ao Grêmio no ano passado, após deixar o Flamengo em 2023, mas esteve longe de repetir o desempenho dos melhores momentos de sua carreira. Ele participou de apenas cinco jogos pelo Imortal e, neste ano, retornou ao Flamengo como integrante da comissão técnica do clube.
A negociação também foi criticada por jornalistas que cobrem o Grêmio, como Leonardo Müller, que diz não ter entendido a escolha pelo jogador. “Há dois anos ele já não passava da linha do meio de campo, virou o zagueiro…”, publicou.

