Home Automobilismo NASCAR volta a programação da ESPN e emissora aumenta sua grade de automobilismo com categoria dos EUA

NASCAR volta a programação da ESPN e emissora aumenta sua grade de automobilismo com categoria dos EUA

Categoria já passou por outras emissoras no Brasil desde o fim da década de 80; prova deste domingo inicia os playoffs

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
NASCAR volta a programação da ESPN e emissora aumenta sua grade de automobilismo com categoria dos EUA

NASCAR inicia fase de playoffs neste domingo (31) - Divulgação/NASCAR

A NASCAR está de volta a grade dos canais ESPN. O canal e a principal categoria de automobilismo dos EUA anunciaram um novo acordo de exclusividade por “múltiplos anos”. E a primeira transmissão, já acontece neste domingo (31) no circuito de  Darlington, às 19h, ao vivo no Disney+.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

A prova na cidade do estado da Carolina do Sul marca o inicio de oitavas de final dos playoffs do campeonato de turismo. Nesta fase, apenas os 16 melhores pilotos da classificação competem pelo título, durante as dez etapas restantes do calendário.

Categoria passou por outras emissoras no Brasil

O fato é que antes desse novo acordo de exclusividade com a ESPN, a NASCAR já teve suas provas transmitidas pela TV Cultura, TV Manchete, SporTV, Rede TV!, BandSports e Record News. Recentemente, o site Grande Prêmio transmitiu provas da temporada regular.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com esse novo contrato, a ESPN aumenta seu portifólio de categorias que já conta com a própria NASCAR Brasil, além do calendário do Mundial de Motovelocidade (MotoGP, Moto2 e Moto3), da Fórmula Indy e da DTM.

Primeiras corridas na NASCAR se deram na década de 40

A NASCAR foi fundada em 21 de fevereiro de 1948 por William France e Ed Otto. Antes dessa data, William já organizava corridas que envolviam carros normais de passeio modificados em busca de maior potência e velocidade. A criação da associação foi necessária para padronizar as regras buscando um crescimento desse tipo de competição.

A primeira prova disputada pela NASCAR aconteceu no circuito de terra do Charlotte Speedway na Carolina do Norte em 19 de Junho de 1949. Nesse primeiro ano de competição a categoria teve oito etapas e foi chamada de Strictly Stock correndo apenas com carros originais de fábrica sem modificações.

PUBLICIDADE

O campeonato engloba ao todo três categorias: Cup Series, NASCAR Xfinity Series e da NASCAR Truck Series. A Cup Series é o principal campeonato composto por 36 etapas disputado por carros de motores V8 com 750 HP e 550 HP.

PUBLICIDADE
Better Collective