Josh Allen em ação pelo Buffalo Bills. Foto: Bryan M. Bennett/Getty Images
Josh Allen se provou como um dos mais talentosos quarterbacks dos últimos anos. O atual MVP possui uma capacidade de desmontar defesas de diversas formas, seja com seu potente braço com canhões no fundo do campo ou passando por cima das defesas com sua força física terrestre, sendo chamado de “tanque de guerra”,
Juntamente com Patrick Mahomes, Lamar Jackson e Joe Burrow, ele forma o grupo de elite entre os quarterbacks atuais. Entre esses quatro jogadores, três têm algo em comum: ainda não foram campeões do Super Bowl. Apenas Mahomes conseguiu chegar ao topo, com incríveis três títulos em sete anos como titular na NFL.
Portanto, a pressão em Allen e nos outros dois (Lamar e Burrow) cresce ao passar dos anos. Agora vivendo o auge de sua carreira, sendo o MVP da liga e melhorando em alguns quesitos, a expectativa é que o QB finalmente leve os Bills para a inédita conquista.
A maldição de Buffalo
No início da década de 90, o Buffalo Bills viveu um dos piores pesadelos de todos os esportes. A franquia chegou quatro vezes ao Super Bowl e perdeu as quatro vezes, em duelos contra o New York Giants, Washington Commanders (na época ainda como Redskins) e Dallas Cowboys (duas vezes).
Depois dessa traumática época, o time passou um longo período em crise e longe de qualquer possibilidade de voltar à grande final. Enquanto isso, o rival de divisão New England Patriots começou a maior dinastia da história da liga e dominou todo o cenário por muito tempo com Tom Brady e Bill Belichick.
Em 2018, as esperanças renasceram em Buffalo. Josh Allen foi draftado na sétima escolha geral da primeira rodada e se tornou a grande luz no fim do túnel para a franquia sair do ostracismo e voltar a sonhar alto na NFL. Mesmo ainda sem chegar ao título, é possível afirmar que os tempos mudaram e os Bills são a melhor equipe da divisão e uma das melhores da liga.
Josh Allen será capaz de quebrar a maldição?
Buffalo vem batendo na trave há alguns anos e tem uma pedra no sapato: o Kansas City Chiefs de Patrick Mahomes, que venceu a AFC cinco vezes nos últimos sete anos, sendo três vezes nas últimas três temporadas.
O primeiro grande impacto de Allen nos playoffs foi na temporada 2020, quando alcançou a final da AFC após eliminar Indianapolis e Baltimore, mas foi derrotado para os Chiefs. Em 2021, vitória avassaladora contra o rival Patriots no wild card, porém nova derrota para Kansas, dessa vez na semifinal. Em 2022, 2023 e 2024 novos resultados negativos, sendo um para os Bengals de Joe Burrow e mais duas vezes para Mahomes e companhia.
Com 29 anos e mais maduro, o “Soldado Invernal” parece cada vez mais pronto para finalmente alcançar o Super Bowl. Ele evoluiu muito em um quesito em especifico: o cuidado com a bola. Em 2023, por exemplo, o quarterback foi interceptado 18 vezes, mas diminuiu esse número para apenas seis em 2024. Esse era um de seus principais problemas, pois, no geral, o camisa 17 se mostra quase completo e com poucas falhas em seu jogo.
Dito isso, será Josh Allen capaz de quebrar a maldição e levar o Buffalo Bills para a glória eterna? Tudo indica que é muito possível, mas na NFL não basta apenas ser bom, especialmente quando seus adversários são Patrick Mahomes, Lamar Jackson e Joe Burrow. Allen e os Bills terão que alcançar um nível maior de excelência.

