Home Automobilismo Norris assume estratégia diferente, resiste a ataques de Piastri e vence o GP da Hungria de Fórmula 1; Bortoleto é 6°

Norris assume estratégia diferente, resiste a ataques de Piastri e vence o GP da Hungria de Fórmula 1; Bortoleto é 6°

Britânico foi apenas uma vez ao pit stop ao contrário do companheiro de McLaren; diferença entre eles pelo título da F1 foi reduzida

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 31 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
Norris assume estratégia diferente, resiste a ataques de Piastri e vence o GP da Hungria de Fórmula 1; Bortoleto é 6°

Lando Norris se aproximou de Oscar Piastri, na luta pelo título da Fórmula 1 (foto: Clive Rose/Getty Imagens)

Lando Norris venceu o Grande Prêmio da Hungria e se aproximou de Oscar Piastri na luta pelo título da Fórmula 1. O britânico executou uma estratégia diferente. Ele foi apenas uma vez ao pit stop, ao contrário de Piastri, George Russell e Charles Leclerc (segundo, terceiro e quarto colocados respectivamente) que pararam duas vezes cada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fernando Alonso ficou em quinto, sucedido por Gabriel Bortoleto. Lance Stroll, Liam Lawson, Max Verstappen e Kimi Antonelli completam o top-10. O restante da classificação é formado por Isack Hadjar, Lewis Hamilton, Nico Hulkenberg, Carlos Sainz, Alex Albon, Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, Franco Colapinto e Pierre Gasly. Oliver Bearman foi o único que abandonou.

Resumo do GP da Hungria

A largada foi bastante movimentada. O pole position Charles Leclerc sustentou a liderança. Lando Norris tentou ultrapassar Oscar Piastri, mas perdeu posições para George Russell e Fernando Alonso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Gabriel Bortoleto deixou Lance Stroll para trás, mas foi investigado pela direção de provas por uma suposta largada falsa. O brasileiro não foi punido ao contrário do companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, que foi investigado pela mesma razão e punido em cinco segundos.

Fernando Alonso trancou George Russell numa disputa por posições durante a volta 25. Max Verstappen e Lewis Hamilton colidiram levemente em meio à volta 30. Piastri deixou Leclerc para trás e se tornou o novo vice-líder do GP da Hungria durante a volta 51. A ultrapassagem irritou o piloto da Ferrari.

“Isso é muito frustrante. Nós perdemos toda a competitividade. Vocês deveriam ter me escutado. Eu teria encontrado uma solução diferente. Agora (o carro) está impossível de pilotar. Vocês deveriam me escutar com mais frequência. Vai ser um milagre se terminarmos no pódio”, desabafou Leclerc, em comunicação via rádio.

PUBLICIDADE

A avaliação se concretizou na volta 62, quando Russell ultrapassou Leclerc e assumiu o terceiro lugar. A disputa por posição teve um toque entre os veículos e resultou em punição ao competidor ferrarista. Piastri atacou Norris nas voltas finais, mas não conseguiu a ultrapassagem.

Veja o resultado da prova de Fórmula 1

  1. Lando Norris (McLaren)
  2. Oscar Piastri (McLaren)
  3. George Russell (Mercedes)
  4. Charles Leclerc (Ferrari)
  5. Fernando Alonso (Aston Martin)
  6. Gabriel Bortoleto (Kick Sauber)
  7. Lance Stroll (Aston Martin)
  8. Liam Lawson (Racing Bulls)
  9. Max Verstappen (Red Bull Racing)
  10. Kimi Antonelli (Mercedes)
  11. Isack Hadjar (Racing Bulls)
  12. Lewis Hamilton (Ferrari)
  13. Nico Hulkenberg (Kick Sauber)
  14. Carlos Sainz (Williams)
  15. Alex Albon (Williams)
  16. Esteban Ocon (Haas)
  17. Yuki Tsunoda (Red Bull Racing)
  18. Franco Colapinto (Alpine)
  19. Pierre Gasly (Alpine)

Nota: Oliver Bearman não completou o GP da Hungria

Better Collective