Jogadores do Palmeiras aplaudem torcedores após partida no Allianz Parque (Créditos: Ricardo Moreira/Getty Images)
Um “divisor de águas”. É assim que o Palmeiras trata o duelo contra o Universitario nesta quinta-feira (14), às 21h30 (de Brasília), pelas oitavas de final da Libertadores. Pressionado pela eliminação para o arquirrival Corinthians e sem empolgar nos últimos jogos, o alviverde visa garantir “dias de paz” e para isso, aposta no bom rendimento contra adversários peruanos.
Com base nos dados do site “oGol”, o Verdão encarou times do Peru em 20 jogos oficiais, tendo acumulado até o momento 17 vitórias, um empate e apenas duas derrotas. Ou seja, 86,6% de aproveitamento. Neste recorte, o time paulista anotou 59 gols e só foi vazado 15 vezes.
O último encontro do Palmeiras contra o Universitario traz boas recordações ao torcedor palestrino. Na Libertadores, onde o time de Abel Ferreira se sagrou campeão, a equipe peruana foi adversária palestrina na fase de grupos, com duas vitórias: 3 a 2, em Lima, e 6 a 0, no Allianz Parque. Naquela oportunidade, o alviverde também fechou a fase de grupos na dianteira da tabela. Levando em consideração apenas enfrentamentos contra o adversário de hoje, o clube brasileiro tem cinco vitória e apenas um revés.
Melhor campanha da fase de grupos
A exemplo de temporadas mais recentes, o Palmeiras se mostrou incisivo na primeira metade da Libertadores, alcançando a marca de seis vitórias em seis jogos realizados, com 17 gols anotados e apenas quatro sofridos e 100% de aproveitamento.
O índice garantiu aos palestrinos o melhor desempenho entre os 32 times participantes, o que consequentemente dá a vantagem de definição de todos os jogos de mata-mata (até às semis) sob os seus domínios conforme for avançando de fase. O palco da finalíssima nesta edição será justamente o Estádio Monumental “U”, casa do Universitario.
Palmeiras deve ter mudança no time
Para o confronto decisivo em Lima, o técnico Abel Ferreira deve promover uma alteração no sistema defensivo. Recuperado de uma lesão que o deixou de fora dos últimos jogos do Mundial de Clubes, Murilo está de volta e deve formar dupla com Gustavo Gómez, ocupando a vaga de Micael, que herdou o lugar após Bruno Fuchs ir para o departamento médico.
No mais, Abel Ferreira deve manter a mesma formação que esteve em campo na vitória sobre o Ceará no último final de semana. O provável Verdão tem: Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Murilo (Micael) e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Mauricio; Sosa, Facundo Torres e Vitor Roque.

