Neymar, em jogo do Brasileirão (Raul Baretta/ Santos FC)
Rivellino, após Neymar chamar o gramado do Allianz Parque de “society”, mencionou o estádio do Corinthians como exemplo. Levando em conta o formato híbrido presente na Neo Química Arena, o comentarista vê uma solução apropriada para acabar com uma das polêmicas do futebol brasileiro. Isso porque a mescla de grama normal e sintética é capaz de satisfazer os jogadores.
Lembrando que, no passado, a situação dos gramados eram piores, Rivellino considera que a Fifa precisa adotar uma posição definitiva. Neste cenário, os clubes do Brasileirão ficariam livres para utilizar o gramado sintético ou, de forma obrigatória, aplicarem um campo totalmente natural.
“Ninguém reclama do campo do Corinthians. Apesar que é meio híbrido. Por que não se faz igual ao Corinthians para não ter mais problemas? Alguém liberou para todo mundo ter campo sintético.”, disse Rivellino, no “Cartão Verde”, da TV Cultura. “Imagina uma Copa do Mundo no Brasil, qual estádio vai ter? Por que a Fifa não toma uma posição? Então proíbe, pelo amor de Deus. Na nossa época, a gente jogava em campo ruim.”, prosseguiu.
Condição do gramado da Neo Química Arena elogiada por Rivellino
Segundo João Paulo de Abreu, engenheiro da World Sports, responsável por cuidar do gramado da Neo Química Arena, as fibras sintéticas contribuem para a qualidade do jogo. Mesmo assim, o aspecto artificial do campo não interfere em possíveis lesões, motivo pelo qual reclamações atreladas ao estádio do Corinthians não costumam ocorrer.
“O gramado da Arena é considerado híbrido. Temos fibras sintéticas costuradas no gramado, essa fibra dá mais ou menos 4% do total do campo, uma quantidade bem baixa. Para dar uma estrutura melhor para os jogadores, para não ficar um gramado escorregadio, ter uma tração melhor, para não subir pedaço de grama quando o jogador dá um carrinho, a finalidade da grama sintética aqui é apenas isso, são fios sintéticos costurados no solo. Não é aparente, não consegue ver ele no gramado, é mais para dentro da camada de solo para dar estrutura para o gramado.”, explicou João Paulo de Abreu à Corinthians.
Neymar vai jogar em campos sintéticos
Por enquanto, Neymar não encarou Botafogo, Atlético-MG e Palmeiras na posição de visitante. Porém, nos momentos em que a Vila Belmiro estiver disponível, a tendência é que a diretoria do Santos não procure o Allianz Parque. Sendo assim, o Morumbis, elogiado pelo craque, tem chances de ganhar prioridade mais uma vez.
“Jogar no Allianz, para mim, é impossível. Jogar em Society é algo que incomoda qualquer jogador independente das lesões. O Morumbi é muito bom e me sinto melhor. Me sinto bem nesse campo.”, afirmou Neymar.

