Raphinha, atacante do Barcelona (Divulgação/X @FCBarcelona)
Premiação mais tradicional do futebol mundial, a Bola de Ouro teve os indicados às todas as categorias de melhores na temporada conhecidos nesta quinta-feira (7). A cerimônia com os vencedores está programada para o dia 22 de setembro, no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Dos 30 jogadores que disputarão o cobiçado troféu de melhor jogador do mundo, dois são brasileiros: Raphinha (Barcelona) e Vinicius Júnior (Real Madrid). Ao repercutir a lista divulgada pela revista “France Football”, André Rizek não ficou em cima do muro e montou o seu top-5.
Rizek posicionou Dembélé e Lamine Yamal na frente de Raphinha
Em sua relação particular, o apresentador do Grupo Globo posicionou o atacante Raphinha numa terceira posição. Já Vinícius Júnior ficou de fora de seu ranking dos cinco primeiros colocados. O primeiro citado pelo jornalista foi o francês Ousmane Dembélé (PSG).
“Dembélé, Yamal, Raphinha, Vitinha e Palmer”, mencionou Rizek em seu perfil na rede social X, respondendo a um desafio do comentarista Leonardo Bertozzi. O espanhol Lamine Yamal (Barcelona) completa o pódio na segunda colocação, enquanto outros finalistas da Copa do Mundo de Clubes da Fifa complementam a relação: o português Vitinha (PSG) e o inglês Cole Palmer (Chelsea).
Quem são os principais indicados à Bola de Ouro 2025?
Além dos cinco atletas citados por André Rizek, os outros concorrentes à Bola de Ouro são: Donnarumma, Bellingham, Doué, Dumfries, Guirassy, Haaland, Gyökeres, Hakimi, Harry Kane, Kvaratskhelia, Lewandowski, Mac Allister, Lautaro Martinez, Mctominay, Mbappé, Nuno Mendes, João Neves, Pedri, Michael Olise, Declan Rice, Fabian Ruiz, Van Dijk, Vini Jr, Mohamed Salah e Florian Wirtz.
Entre as mulheres, duas brasileiras disputam o prêmio de melhor jogadora do planeta: Marta e Amanda Gutierres, enquanto Arthur Elias está entre os cinco principais técnicos do futebol feminino. Titular da seleção brasileira masculina, Alisson é um dos candidatos ao Troféu Yashin de melhor goleiro.
Estêvão, ex-Palmeiras e hoje no Chelsea, é um dos 10 jovens atletas indicados ao Troféu Kopa, que contempla o melhor jogador sub-21. Por fim, o Botafogo é o único time não-europeu concorrendo como Clube do Ano, ao lado de Barcelona, Chelsea, Liverpool e PSG.

