Home Futebol São Paulo passa ileso contra o Atlético Nacional, empata na Libertadores e torcedores reagem: “Sorte de campeão”

São Paulo passa ileso contra o Atlético Nacional, empata na Libertadores e torcedores reagem: “Sorte de campeão”

Tricolor, além de dois pênaltis marcados para o time colombiano, foi salvo pela trave em duas oportunidades ao longo da partida

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
São Paulo passa ileso contra o Atlético Nacional, empata na Libertadores e torcedores reagem: “Sorte de campeão”

Rafael brilhou em duelo na Libertadores (Divulgação/X/SPFC)

Em busca da classificação na Libertadores e, consequentemente, uma revanche contra o Atlético Nacional, o São Paulo saiu no lucro nesta terça-feira (12). Fora de casa, a equipe de Crespo encarou uma forte pressão dos colombianos, que tiveram dois pênaltis marcados para sair com a vitória. Porém, sem a pontaria calibrada, Cardona falhou em ambos os lances, situação que trouxe um empate extremamente amargo para os donos da casa. Enquanto isso, sem sofrer gols, o Tricolor precisa apenas de uma vitória simples para avançar de fase.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sofrendo com a pressão dos donos da casa, principalmente através de Hinestroza e Marlos Moreno, o São Paulo esteve perto de sair atrás no placar. Depois do toque da bola no braço de Ferraresi, o pênalti marcado pelo árbitro levou o estádio ao delírio. Porém, com uma cobrança sem o nível de precisão adequado, Cardona chutou para fora e manteve o jogo sem gols.

Se soltando em campo após o susto, o São Paulo incomodou o sistema defensivo do Atlético Nacional, mas acabou pecando no capricho para definição das tramas ofensivas. Neste contexto, antes da ida para os vestiários, o time colombiano reassumiu o controle da partida, cenário que trouxe perigo à baliza de Rafael. Mesmo assim, o primeiro tempo terminou empatado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Trave salva o São Paulo duas vezes e Rafael defende pênalti

Assim como no primeiro tempo, o Atlético Nacional sufocou o São Paulo nos primeiros minutos da etapa complementar. Diante da imposição ofensiva, Marlos Moreno e Hinestroza estiveram perto do gol, algo que foi evitado, duas vezes seguidas, pela trave. Ciente do perigo, Crespo decidiu realizar alterações com as entradas de Lucas Moura e Rodriguinho.

Em outra coincidência atrelada aos 45 minutos iniciais, Ferraresi cometeu o segundo pênalti da partida, desta vez após pisão na grande área. Chamando a responsabilidade, Cardona teve um novo embate decisivo com Rafael. Competente, o goleiro, acertando novamente o canto, defendeu o chute do atacante adversário.

Sorte de campeão?

Apesar do “bombardeio” do Atlético Nacional, não houve um grande prejuízo para o São Paulo ao fim dos 90 minutos do confronto. Levando em conta o modo inacreditável que a baliza de Rafael seguiu intacta, os dois pênaltis desperdiçados, além das bolas na trave, motivaram uma sinalização de que o Tricolor está com sorte de campeão na Libertadores.

PUBLICIDADE

Reencontro no MorumBIS

Contando com o apoio da torcida, o São Paulo tem grandes chances de eliminar o Atlético Nacional. Na próxima terça-feira (19), às 21h30, existe a necessidade apenas de uma vitória simples em casa. Porém, como o rival já aprontou longe da Colômbia, será necessário cautela para evitar outra frustração no MorumBIS.

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA – ATLÉTICO NACIONAL x SÃO PAULO (LIBERTADORES 2025)

Data: 12/08/2025 (terça-feira)

Horário: 21:30 (Brasília)

Local: Estádio Atanasio Girardot (Medellín-COL)

PUBLICIDADE

Árbitro: Gustavo Tejera

Assistentes: Horacio Ferreiro e Martin Soppi

VAR: Leodan Gonzalez

Cartões amarelos: Ferraresi, Alisson, Román e Morelos

PUBLICIDADE

Atlético Nacional: Ospina; Román, Juan Arias, Tesillo e Camilo Cándido; Campuzano e Zapata (Uribe); Hinestroza, Cardona (Arce) e Marlos Moreno (Bauzá); Alfredo Morelos.

São Paulo: Rafael; Alan Franco, Sabino e Ferraresi; Enzo Díaz, Marcos Antônio (Luan), Bobadilla (Pablo Maia), Alisson (Rodriguinho) e Cédric Soares; André Silva (Lucas Moura) e Luciano (Ferreira)

Better Collective