Seleção brasileira feminina vence com heroísmo de Marta e Lorena, e conquista nona Copa América em sua história
Em jogo de muitos gols, Marta marcou gol heroico para as brasileiras, com vitória garantida na disputa dos pênaltis
Seleção brasileira feminina (Fotos : Lívia Villas Boas / CBF)
Neste sábado (2), a grande final da Copa América Feminina foi disputada entre Brasil e Colômbia, reeditando a final da edição de 2022, e marcando mais um grande clássico sul-americano dos últimos anos no futebol feminino.
Brigando pelo nono título em sua história, a seleção brasileira feminina entrou na final como ampla favorita, porém, o primeiro tempo mostrou outro jogo. As colombianas entraram melhores no jogo e marcaram o primeiro gol do jogo com Linda Caicedo, aos 25 minutos.
O Brasil conseguiu chegar ao empate ainda no primeiro tempo apesar de partida abaixo do esperado. Angelina converteu pênalti já nos acréscimos, aos 54 minutos. Na segunda etapa, Tarciane marcou contra e as colombianas voltaram a frente no duelo, porém, Amanda Gutierres empatou aos 80 minutos.
No fim da partida, Mayra Ramírez marcou o gol que parecia dar o título para as colombianas aos 88 minutos de jogo, porém, a Rainha Marta marcou um golaço aos 96, levando o duelo para a prorrogação.
Prorrogação e pênaltis movimentados
Na prorrogação, o Brasil voltou mais confiante e foi em busca da vitória antes da possível disputa de pênaltis. Ainda no primeiro tempo, brilhou novamente a estrela de Marta, que marcou aos 105 minutos de jogo, colocando o Brasil na frente pela primeira vez no jogo.
A Colômbia não se abateu e foi atrás do empate, que veio em golaço de falta cobrado por Leicy Santos, aos 115 minutos da prorrogação. Após isso, o duelo foi para a disputa de pênaltis. Com duas grandes pegadoras de pênalti com Kate Tapia na Colômbia e Lorena no lado das brasileiras, a disputa de pênaltis foi emocionante, com a vitória do Brasil por placar de 5 a 4 para as brasileiras.
Nono título brasileiro
Com a taça conquistada da Copa América Feminina em 2025, a seleção brasileira chega aos nove títulos conquistados em sua história (1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018, 2022 e 2025), com o quinto título consecutivo para as brasileiras.

