Home Futebol Feminino Seleção brasileira feminina vence com heroísmo de Marta e Lorena, e conquista nona Copa América em sua história

Seleção brasileira feminina vence com heroísmo de Marta e Lorena, e conquista nona Copa América em sua história

Em jogo de muitos gols, Marta marcou gol heroico para as brasileiras, com vitória garantida na disputa dos pênaltis

Thiago Guedes
Thiago Guedes, jornalista natural de São Paulo, especializado na cobertura dos grandes clubes do estado, bem como do futebol italiano e inglês. Apaixonado pelo ambiente esportivo, é frequentador assíduo dos estádios, onde se especializou em coberturas ao vivo de partidas. Além de jornalista, Thiago é um fotógrafo profissional com experiência em diversas áreas do ramo. Atualmente, contribui para o Torcedores.com, onde escreve sobre os principais temas do esporte nacional e internacional.
Seleção brasileira feminina vence com heroísmo de Marta e Lorena, e conquista nona Copa América em sua história

Seleção brasileira feminina (Fotos : Lívia Villas Boas / CBF)

Neste sábado (2), a grande final da Copa América Feminina foi disputada entre Brasil e Colômbia, reeditando a final da edição de 2022, e marcando mais um grande clássico sul-americano dos últimos anos no futebol feminino.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Brigando pelo nono título em sua história, a seleção brasileira feminina entrou na final como ampla favorita, porém, o primeiro tempo mostrou outro jogo. As colombianas entraram melhores no jogo e marcaram o primeiro gol do jogo com Linda Caicedo, aos 25 minutos.

O Brasil conseguiu chegar ao empate ainda no primeiro tempo apesar de partida abaixo do esperado. Angelina converteu pênalti já nos acréscimos, aos 54 minutos. Na segunda etapa, Tarciane marcou contra e as colombianas voltaram a frente no duelo, porém, Amanda Gutierres empatou aos 80 minutos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No fim da partida, Mayra Ramírez marcou o gol que parecia dar o título para as colombianas aos 88 minutos de jogo, porém, a Rainha Marta marcou um golaço aos 96, levando o duelo para a prorrogação.

Prorrogação e pênaltis movimentados

Na prorrogação, o Brasil voltou mais confiante e foi em busca da vitória antes da possível disputa de pênaltis. Ainda no primeiro tempo, brilhou novamente a estrela de Marta, que marcou aos 105 minutos de jogo, colocando o Brasil na frente pela primeira vez no jogo.

A Colômbia não se abateu e foi atrás do empate, que veio em golaço de falta cobrado por Leicy Santos, aos 115 minutos da prorrogação. Após isso, o duelo foi para a disputa de pênaltis. Com duas grandes pegadoras de pênalti com Kate Tapia na Colômbia e Lorena no lado das brasileiras, a disputa de pênaltis foi emocionante, com a vitória do Brasil por placar de 5 a 4 para as brasileiras.

PUBLICIDADE

Nono título brasileiro

Com a taça conquistada da Copa América Feminina em 2025, a seleção brasileira chega aos nove títulos conquistados em sua história (1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018, 2022 e 2025), com o quinto título consecutivo para as brasileiras.

PUBLICIDADE
Better Collective