Mano Menezes durante Fluminense x Grêmio - Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Ao contrário de outras ocasiões inclusive recentes, o técnico Mano Menezes não pareceu disposto a “blindar” o seu grupo de jogadores do Grêmio depois da derrota de 1×0 para o Fluminense, fora de casa, neste sábado, em mais uma rodada do primeiro turno do Brasileirão. Bastante frustrado, ele largou alguma frases fortes em sua coletiva de imprensa, sendo que uma delas, em especial, chamou mais a atenção.
“Nossos jogadores estão se entregando ao máximo, mas temos que ter coragem para jogar. Jogador de meio milhão de reais tem que jogar marcado, né? A gente sempre fala isso. É a Série A, é a exigência. E é nisso que temos que ir”, disparou.
Apesar de Mano não ter citado nomes, torcedores passaram a especular nas redes sociais quem poderia ser o seu alvo nesta fala. Jovens como Alysson e Riquelme, por estarem começando agora e não terem salário deste “tamanho”, logo foram descartados.
“Mano acaba de esculachar o Lucas Esteves, o Dodi e o Villasanti sobre jogador de meio milhão ter que jogar como equipe de Série A”, apostou de imediato um torcedor gremista identificdo como Allan nas redes sociais.
Qual time Mano Menezes colocou em campo?
Desfalcado de nomes como Marlon e Olivera, suspensos, além de Gustavo Martins, lesionado, Mano Menezes escalou o Grêmio com Volpi; João Lucas, Wagner Leonardo, Kannemann, Lucas Esteves; Dodi, Villasanti, Riquelme; Alysson, Braithwaite e Pavón. Entraram durante a partida Camilo, Edenilson, Cristaldo, Aravena e Jardiel.
Cristaldo, aliás, foi outro jogador gremista bastante criticado pela torcida. Com poucas ações de criação ofensiva, ele ainda recuou a bola para Dodi que gerou o pênalti perdido pelo centroavante Everaldo no segundo tempo.
“Aí tu coloca o camisa 10 pra mudar o jogo e ele dá esse passe displicente dentro da própria área: adversário antecipa, pênalti. Cristaldo tem que ser doado para um time da Divisão de Acesso do Gauchão. Não dá. É um hipotético bom jogador. Na prática, um mosca morta”, afirmou o torcedor Lucas Von.
Grêmio tem nova oportunidade em casa
Para contornar qualquer tipo de crise e tentar novamente crescer na tabela do Brasileirão, o Grêmio terá a oportunidade diante do lanterna Sport Recife no domingo que vem, 20h30, na Arena, em Porto Alegre. Para este jogo, no entanto, Mano Menezes não vai poder contar com o suspenso Kannemann, que levou o terceiro amarelo no Maracanã.
Por outro lado, o comandante deverá promover a estreia do zagueiro recentemente contratado Fabián Balbuena, devolvendo Wagner Leonardo para o seu setor de origem na esquerda. O centroavante Carlos Vinícius também poderá fazer a estreia. Na tabela, o Grêmio permanece por enquanto no 14° lugar com 20 pontos.

