Everaldo marca o gol da vitória do Fluminense. (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)
Na noite deste sábado (2), o Fluminense venceu o Grêmio por 1 a 0 no Maracanã, na 18ª rodada do Brasileirão. O gol decisivo aconteceu ainda no primeiro tempo, com o atacante Everaldo. Assim, o Tricolor voltou a vencer no torneio nacional após 4 rodadas de derrotas.
Com a vitória em casa, o Fluminense soma 23 pontos e volta à 8ª colocação no Brasileirão. Com isso, o time de Renato Gaúcho volta a olhar para a parte de cima da tabela. Enquanto isso, o Grêmio fica em 14º lugar no campeonato, com 20 pontos.
1º tempo: Fluminense domina o Grêmio e sai na frente
Jogando em casa e precisando vencer, o Fluminense foi o dono da posse de bola no primeiro tempo. De fato, o Flu esteve com a bola em 67% do tempo, e também finalizou mais vezes. Inclusive, o Grêmio pouco incomodou, e Fábio sequer precisou trabalhar.
Assim, o Fluminense conseguiu converter seu volume de jogo no fim do primeiro tempo, aos 44 minutos. Em um escanteio dos cariocas, a zaga do Grêmio afastou mal. Portanto, Guga tocou de cabeça para dentro da área e achou Everaldo em posição legal. O camisa 9 deu apenas um toquinho na bola para tirar de Tiago Volpi e fazer 1 a 0.
2º tempo: Everaldo perde pênalti
No retorno do intervalo, parece que as substituições de Mano Menezes surtiu efeito, e o Grêmio voltou melhor na partida. Fazendo uma pressão, o Imortal criou algumas situações, principalmente em bolas aéreas. Porém, logo o Fluminense equilibrou o jogo novamente e controlou o ímpeto dos gaúchos.
Inclusive, o Fluminense ainda teve um pênalti, quando Dodi atingiu o pé na canela de Canobbio dentro da área. O VAR entrou em ação e auxiliou o árbitro na marcação. Porém, Everaldo errou a cobrança, até deslocou o goleiro Tiago Volpi, mas a bola bateu na trave e foi para fora. No entanto, o Grêmio não conseguiu pressionar o suficiente, e o Fluzão conseguiu garantir os três pontos.
Torcedores se divertem com gol de Everaldo
O centroavante Everaldo marcou seu terceiro gol nos últimos dois jogos, e a torcida se divertiu nas redes sociais com sua boa fase. Isso porque o atleta protagonizou alguns lances no Mundial de Clubes, onde de cara para o goleiro ele preferia tocar para o lado. Assim, os tricolores nos EUA clamavam: “chuta, Everaldo!”.
Portanto, torcedores do Fluminense lembraram do episódio e fizeram trocadilhos nas redes sociais. “De tanto falarem ‘chuta Everaldo’, ele acordou e agora vai marcar todo jogo”, disse uma tricolor. Outro tricolor comemorou: “O homem virou uma máquina de gols”.
Ficha técnica – Fluminense 1 x 0 Grêmio (Brasileirão 2025)
Data: 2 de agosto de 2025 (sábado).
Horário: 21h (Horário de Brasília).
Local: Maracanã (Rio de Janeiro – RJ).
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR).
Cartões amarelos: Samuel Xavier (Fluminense), Lucas Esteves, João Lucas e Kannemann (Grêmio).
Gols: Everaldo (Fluminense).
Escalação do Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva, Manoel e Guga; Hércules (Thiago Santos) e Martinelli; Serna (Riquelme Felipe), Ganso (Lima) e Keno (Canobbio); Everaldo (Cano). Técnico: Renato Gaúcho.
Escalação do Grêmio: Tiago Volpi; João Lucas (Camilo), Wagner Leonardo, Kannemann e Lucas Esteves; Villasanti (Edenilson) e Dodi; Alysson (Jardiel), Riquelme (Aravena) e Pavón (Cristaldo); Braithwaite. Técnico: Mano Menezes.

