Palmeiras x Flamengo, em jogo no Brasileirão (Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
Tostão tem convicção ao afirmar que Flamengo e Palmeiras são os principais candidatos ao título da Libertadores e do Brasileirão. Em coluna publicada na Folha de S.Paulo, o ex-jogador destacou a força de ambos os elencos, mas com algumas ressalvas em relação ao time comandado por Abel Ferreira, que tem sido alvo de muitas críticas.
Desde o fim da Copa do Mundo de Clubes, a equipe paulista sofreu com algumas baixas, sejam elas por lesão ou saídas. Como já era esperado, Estêvão se despediu para se tornar reforço do Chelsea-ING. Richard Ríos, titular absoluto do meio-campo, acabou negociado com o Benfica-POR. Para piorar, Paulinho, que teve um alto custo, sofre com seguidas lesões e só retornará em 2026.
Desta forma, o Palmeiras precisou ir ao mercado e tem feito algumas aquisições com a temporada em andamento. Ramón Sosa e Khellven foram os últimos que chegaram. Há a possibilidade de Jefté, ex-Fluminense, vestir a camisa do Verdão. Neste cenário, Abel tem tido algumas dificuldades neste processo de reformulação do elenco. O torcedor, porém, não tem tido muita paciência.
“Flamengo e Palmeiras, os dois mais fortes candidatos aos títulos do Brasileirão e da Libertadores, foram eliminados. Em jogos mata-mata, contra grandes adversários, não existem surpresas. Além disso, Flamengo e Palmeiras não são timaços como gostam de dizer. O Palmeiras piorou com as saídas de seus dois melhores jogadores, Estêvão e Richard Ríos”, escreveu Tostão.
Tostão reprova vaias da torcida contra Abel Ferreira
A paciência do torcedor do Palmeiras com Abel Ferreira se esgotou na última quarta-feira. A eliminação em casa para o Corinthians, na Copa do Brasil, deixou palmeirenses completamente revoltados com o treinador. Além das vaias, o português foi alvo também de xingamentos no Allianz Parque. Ele, inclusive, cogita nos bastidores não renovar o contrato que termina em dezembro.
“As vaias e ofensas de parte da torcida do Palmeiras aos jogadores e ao treinador vitorioso Abel Ferreira são injustas, um grande exagero, condutas cada dia mais frequentes no futebol brasileiro. Pior, gravíssimo, são a pressão e as ofensas de muitos torcedores nas dependências dos clubes. Certamente, é a minoria. Os jogadores e treinadores erram, mas fazem tudo para vencer. Isso é óbvio”, analisou Tostão.
De acordo com Jorge Nicola, Abel ficou bastante chateado com o tom dos protestos. “Confidenciou a pessoas próximas que encarou todas essas manifestações como grande ingratidão para quem ele foi super vitorioso nos últimos anos.” Chegou a dizer que está bastante chateado com esta situação”, contou o jornalista.
Palmeiras no Brasileirão
Neste domingo (10), o Palmeiras enfrenta o Ceará, às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo, pela 19ª rodada do Brasileirão. Sem Murilo e Bruno Fuchs, ambos lesionados, o Verdão deve ir a campo com praticamente a mesma formação utilizada no meio de semana.

