Arthur Cabral e Barros disputam bola em Vasco x Botafogo (Vitor Silva/Botafogo)
Vasco e Botafogo, nos primeiros 90 minutos das quartas de final da Copa do Brasil, protagonizaram um duelo bastante acirrado. Saindo na frente com Arthur Cabral, o Glorioso não conseguiu manter o ímpeto ofensivo para ficar em vantagem, algo que fez o Cruz-Maltino crescer na partida e, consequentemente, alcançar o empate com Jair. Na sequência, a segunda metade não reservou gols, motivo pelo qual o embate segue completamente indefinido. Sendo assim, o lance mais importante da etapa complementar resultou em uma série de críticas para Anderson Daronco e o VAR.
Após marcar o primeiro gol pelo Botafogo contra o Vasco, em Brasília, Arthur Cabral balançou as redes do Cruz-Maltino novamente. Sem marcação para receber o cruzamento de Alex Telles, o camisa 98, através de uma cabeçada certeira, não deu chances para Léo Jardim e colocou o Glorioso em vantagem logo no início da partida.
Empurrado pela torcida, o Vasco partiu em busca do empate e alcançou o empate ainda no primeiro tempo. Aproveitando o lançamento de Nuno Moreira, que teve uma “casquinha” de Marlon Freitas, Jair mostrou oportunismo para recolocar a equipe de Fernando Diniz no jogo.
Assumindo o controle da partida, o Vasco teve chances de virar o placar antes do intervalo. Porém, apesar das chances de Rayan, Philippe Coutinho e Vegetti, a baliza do Botafogo seguiu intacta nos minutos seguintes.
Polêmica no segundo tempo
Logo no início da etapa final, o lance mais polêmico do confronto causou revolta nos torcedores do Vasco. Em finalização de Rayan, o toque no braço de Marlon Freitas trouxe o risco de um possível pênalti contra o Botafogo. No entanto, segundo análise do VAR, o volante não teve intenção de cometer a infração dentro da área.
Levando em conta que o lance sequer foi revisto através do monitor, houve um sentimento de indignação imediata dos vascaínos. Por conta disso, Anderson Daronco não escapou de críticas pesadas nas redes sociais.
Por fim, o ritmo de Vasco x Botafogo não propiciou fortes emoções. Neste contexto, nenhum dos clubes terminou o embate em vantagem para o jogo de volta, algo que deve elevar o nível de tensão na próxima semana.
Próximos jogos de Vasco e Botafogo
Na próxima quinta (11), às 21h30, Botafogo e Vasco medem forças no Nilton Santos. Antes da bola rolar no estádio do Glorioso, os dois clubes entram em campo pelo Brasileirão. Enquanto o time de Davide Ancelotti enfrenta o Red Bull Bragantino, em casa, o Cruz-Maltino tem a missão de vencer o Sport, na Ilha do Retiro.
FICHA TÉCNICA – VASCO 1 x 1 BOTAFOGO (COPA DO BRASIL)
Data: 27 de agosto de 2025 (quarta-feira)
Hora: 21h30 (Brasília)
Estádio: São Januário (Rio de Janeiro-RJ)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Victor Hugo Imazu dos Santos (Fifa/PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (VAR-Fifa/PR)
Gols: Arthur Cabral (8 minutos do primeiro tempo) e Jair (16 minutos do primeiro tempo)
Cartões amarelos: Arthur Cabral, Marlon Freitas, Danilo, Marçal, Hugo Moura e Vegetti
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez), Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Jair, Barros (T. Mendes) e Philippe Coutinho (A. Gómez); Nuno Moreira (David), Rayan (Estrella) e Vegetti.
Botafogo: John; Vitinho, Alexander Barboza, Kaio Pantaleão e Alex Telles (Marçal); Danilo, Marlon Freitas (Allan) e Artur (Newton); Chris Ramos (Savarino), Álvaro Montoro (Matheus Martins) e Arthur Cabral.

