taça da Copa do Brasil ( Rafael Ribeiro / CBF)
A Copa do Brasil teve a definição dos seus semifinalistas dessa semana, com, Corinthians, Cruzeiro e Fluminense garantindo passagem para a próxima fase da competição. O Flu superou o Bahia por 2 a 0, com gols de Canobbio e Thiago Silva, confirmando sua classificação no tempo normal, revertendo a desvantagem após derrota por 1 a 0 no jogo de ida.
Já o Timão, que já tinha vencido o primeiro jogo por 1 a 0, conseguiu a classificação sem grandes problemas após uma vitória por 2 a 0 em casa, com gols de Rodrigo Garro e Gui Negão, confirmando seu favoritismo nas quartas de final contra o Furacão.
No clássico carioca o Cruzeiro repetiu o placar do duelo de ida, com um novo 2 a 0 frente o Atlético-MG, com dois gols de Kaio Jorge, em grande fase na temporada. A última vaga foi decidida no confronto carioca que terminou novamente empatado por 1 a 1, com gols de Nuno Moreira e Alex Telles. O confronto foi para a decisão por pênaltis, com o Vasco superando o Botafogo pelo placar de 5 a 3. Dessa forma, os finalistas da Copa do Brasil serão conhecidos após os confrontos entre Corinthians x Cruzeiro e Fluminense x Vasco.
Resultados das quartas de final da Copa do Brasil
- Fluminense 2 x 0 Bahia (agregado 2 x 1)
- Corinthians 2 x 0 Athletico-PR (agregado 3 x 0)
- Cruzeiro 2 x 0 Atlético-MG (agregado 4 x 0)
- Botafogo 1 (3) x (5) 1 Vasco (agregado 2 x 2)
Tempo de preparação para a semifinais
Por conta da mudança do calendário nacional a Copa do Brasil terá a definição dos dois finalistas apenas em dezembro, nos dias 10 e 14 de dezembro, com as finais marcadas inicialmente para 17 e 21 do mesmo mês, fechando a temporada do futebol brasileiro.
Esse fato pode fazer a diferença para três dos quatro semifinalistas. Isso porque o único que está envolvido em três competições é o Fluminense, que disputa também a Copa Sul-Americana. Dessa forma, a equipe carioca poderá ter problemas com o desgaste físico dos seus jogadores.

