Jornalista Fábio Sormani grava vídeo em seu canal. (Foto; Reprodução / YouTube)
O Santos começou a dar passos concretos em direção à votação da SAF, e a diretoria já estuda a mudança do estatuto do clube. Assim, o conselho convocou uma reunião a portas fechadas para debater uma possível venda do clube. O jornalista Sormani questionou o segredo envolvido, e explicou o real teor desse evento.
Sormani explica teor da reunião da SAF no Santos
Todos os conselheiros do Santos receberam um convite para participar de uma reunião nesta terça-feira (9), às 19h30. O objetivo é conversar com o jurista Rodrigo Monteiro de Castro, criador do texto da lei das SAF’s, para abrir um caminho para virar clube-empresa.
“A comissão de estatuto convida os nobres conselheiros para uma reunião informal presencial no dia 9 de setembro, às 19h30, para apresentação de adequação do Estatuto Social, capítulo SAF, com a presença do Dr. Rodrigo Monteiro de Castro. Não serão permitidos celulares durante a reunião. Os mesmos ficarão retidos na entrada do salão Vidal Beor Sion”, dizia o convite do conselho enviado para Sormani.
O jornalista Fábio Sormani, no entanto, explicou que não faz sentido essa reunião ser secreta, por ser informal. Além disso, essa comissão não tem poderes para deliberar sobre mudanças no estatuto neste momento. Para que alguma decisão seja tomada, a pauta deve ir para o Conselho Deliberativo.
“Eu conversei com uma outra pessoa, um conselheiro também, e falei: ‘Escuta, por que essa reunião é secreta, tá?’ Essa pessoa respondeu para mim: ‘Não sei, porque não tem nada demais nessa reunião, Sormani, nada‘. Tanto é que você vai ver pelo convite, que eu mostrei antes aí, está dizendo lá: reunião informal. Uma reunião informal que não vai deliberar absolutamente nada”, explicou Sormani.
Santos já tem valor e possíveis compradores
A informação de momento é que o Santos já contratou a consultoria da XP Investimentos para avaliar seu valor de mercado. Assim, o valuation do Peixe ficou fixado em R$ 2,2 bilhões, sendo provavelmente a SAF mais cara do Brasil até hoje, apesar das dívidas de R$ 977 milhões.
O Santos até já conseguiu possíveis compradores para a SAF do clube. De acordo com Nicola, um fundo de investimentos do Catar estuda adicionar o Peixe à sua lista de empresas. Enquanto isso, a MSI de Kia Joorabchian, que já teve parceria com o Corinthians, também tem interesse.

