Técnico Filipe Luís temmuitos desfalques para montar o time do Flamengo
Filipe Luís, apesar do estilo cauteloso ao avaliar partidas futuras, fez questão de ressaltar o atual status do Flamengo. Depois da classificação na Libertadores, em disputa de pênaltis com o Racing, o técnico abordou os dois próximos jogos que o Rubro-Negro possui como mandante no Brasileirão e que podem decidir o título.
Mesmo focado em desbancar o Corinthians, Filipe Luís avisou que Cruzeiro (02/10) e Palmeiras (18/10, 19/10 ou 20/10) vão encarar dificuldades contra o Flamengo no Maracanã. Em relação ao clube mineiro, existe a possibilidade de uma revanche atrelada ao revés do primeiro turno. Neste cenário, somar seis pontos nas partidas em questão tem chances de garantir uma vantagem determinante para a conquista do Brasileirão.
“Eu tenho que pensar no próximo jogo, que é contra o Corinthians. Trabalhar como a gente vai enfrentar o Corinthians e tentar vencer, os jogadores disponíveis e que estão em um grande momento. Sobre ter Palmeiras e Cruzeiro em casa, fomos nas casas deles e vai ser difícil para eles também. É o tipo de jogo que os jogadores gostam de jogar. É um jogo grande. A gente percebe outro ambiente no vestiário.”, disse Filipe Luís.
Filipe Luís relembra nível elevado da Libertadores e vê sofrimento como normal
Longe de mostrar um futebol encantador, o Flamengo passou por um sufoco na Argentina. Porém, como a Libertadores, principalmente em confrontos de mata-mata, sempre vai reservar dificuldades, Filipe Luís não quis condenar a atuação fora de casa, já que houve uma grande superação coletiva da equipe.
“A Libertadores é muito complicada. Eu, como treinador, tento propor a melhor das soluções na fase ofensiva para que os jogadores se sintam confortáveis com a bola, com mais tempo para jogar e para achar soluções em campo. No terço final, é criatividade, confiança e o momento que o jogador se encontra. O Arrascaeta não estava no melhor dia, mas o Carrascal entrou muito bem.”, afirmou.
“Criamos muitas chances, inclusive no segundo tempo, tivemos três chances claras que não se traduziram no último passe. Para ganhar a Libertadores, temos que passar por essas provações. Temos que saber passar por esses momentos para chegar em mais uma semifinal de Libertadores.”, prosseguiu.
Tática que atrapalhou a vida do Flamengo
Enfatizando o resultado completamente justo, Filipe Luís destacou os méritos da classificação do Flamengo. Feliz por outra etapa superada à frente do Rubro-Negro, o treinador explicou o modo que o Estudiantes, promovendo um sacrifício na defesa e ganhando campo ao longo da partida, conseguiu o triunfo no tempo normal.
“Talvez as manchetes sejam: ‘Flamengo passa, mas…’. Sempre tem. A verdade é que a manchete é só uma: o Flamengo está na semifinal. A eliminatória se decidiu nos pênaltis. Se passamos, merecemos passar. Agora, estamos na semifinal da Libertadores mais uma vez. Sou muito grato. Eu vivi coisas incríveis desde que cheguei ao Flamengo. Sinto que esse clube é especial. A energia que eu tenho com esse clube me faz viver emoções incríveis. Estou feliz por ter passado de fase.”, externou.
“Foi um jogo muito difícil. O nosso adversário fez um sacrifício imenso na fase defensiva. Todos os jogadores se involucraram para defender e induziram a jogar por dentro para sair nos contra-ataques. Ao mesmo tempo que eles conseguem os espaços, aproveitam os contra-ataques. Isso gera frustrações e faz com que o time se parta muito. A forma que eles tiveram de atacar foi com lançamentos, bolas longas no atacante e jogo por fora. Esse tipo de jogo não é fácil.”, concluiu.

