Expulsão de Plata, em em Flamengo x Estudiantes (Gilvan de Souza - CRF)
A polêmica sobre a expulsão do atacante Gonzalo Plata no jogo de ida entre Flamengo e Estudiantes, que terminou com vitória do time carioca , por 2 a 1, ganhou mais um capítulo ontem (22), durante o programa “Galvão e Amigos”, na Band, depois que Vanderlei Luxemburgo avaliou que o jogador equatoriano simulou ter sofrido falta no lance.
“O amarelo ali é o seguinte: ele simula. Não foi nada. Pode ver que ele levanta em seguida. Ele simula que levou uma pancada. Ele tomou (o vermelho) por reincidência de cartão. Não acho que o cara chutou ele. É claro que foi simulação. Por isso tomou cartão amarelo”, explicou Luxa, que comparou o lance a um atacante que se joga dentro da área adversária para cavar um pênalti.
“Se o cara simula um pênalti, se joga, o árbitro não pode dar o cartão amarelo? Foi a mesma coisa. Ele (Plata) insinuou outra coisa”, completou Luxemburgo, que teve sua opinião sobre o lance rechaçada pelos demais participantes do programa na Band, os ex-jogadores Casagrande, Paulo Roberto Falcão e Ricardo Rocha, além do apresentador Mauro Naves.
Conmebol anula cartão e Plata está livre para jogar
No início desta semana, a Conmebol anunciou em nota oficial que o juiz de Flamengo x Estudiantes, o colombiano Andrés Rojas, errou na aplicação do segundo cartão amarelo e a consequente expulsão. Por isso, o cartão foi anulado e Gonzalo Plata está livre para estar em campo para a segunda partida entre os clubes, nesta quinta (25), na Argentina.
“Com relação à expulsão do jogador do Flamengo, Gonzalo Jordy Plata Jiménez, durante o jogo de ida das quartas de final da CONMEBOL Libertadores 2025, a Confederação Sul-Americana de Futebol informa que, após uma revisão exaustiva das imagens da partida, a Comissão de Árbitros concluiu que o segundo cartão amarelo foi resultado de um erro manifesto.
Cabe ressaltar que, de acordo com as Regras do Jogo, o segundo cartão amarelo que resulta em expulsão não é objeto de revisão pelo VAR, motivo pelo qual a sanção em questão não foi revisada durante a partida. Com o objetivo de salvaguardar os princípios de justiça esportiva e equidade, a CONMEBOL decidiu anular as consequências jurídicas da mesma, pelo que o jogador Plata está habilitado a jogar a próxima partida.“
Flamengo terá retorno de Jorginho
O elenco do Flamengo está definido para a viagem a La Plata onde o clube vai enfrentar o Estudiantes nesta quinta-feira (25), às 21h30 (horário de Brasília), no jogo de volta das quartas de final da Libertadores. A grande novidade na lista de relacionados do time carioca é o retorno do meio-campista Jorginho que era desfalque há quatro jogos por causa de lesão.

