Bola de Ouro, organizada pela France Football (Denis Doyle/Getty Images)
Em cerimônia no Théâtre du Châtelet, em Paris, a 69ª Bola de Ouro celebrou os maiores destaques do futebol na temporada 2024/2025. Repleto de personalidades ligadas ao mundo da bola, o evento de gala teve uma ausência de peso. Isso porque o Real Madrid, insatisfeito com o desenrolar da última premiação, em que Vinícius Júnior ficou atrás de Rodri, decidiu boicotar a solenidade. Neste contexto, além do brasileiro, dirigentes e nomes como Mbappé e Courtois estiveram de fora devido à política de ignorar situações onde o clube “não é respeitado”.
“O clube não acredita que a organização e a UEFA tenham feito qualquer reparação ao Real Madrid ou a Vinícius Júnior, embora o camisa 7 esteja novamente indicado entre os 30 finalistas, algo considerado ‘lógico’.”, informou o jornal “AS”.
Dembélé é eleito como melhor jogador do mundo
Distante dos favoritos, Vinícius Júnior, em 16º lugar, não se aproximou de vencer a Bola de Ouro. Em contrapartida, Raphinha, principal esperança do futebol brasileiro na principal categoria, marcou presença no top-10, mas não faturou o primeiro lugar ao ficar em quinto. Com Ronaldinho Gaúcho entregando o principal troféu da noite, Ousmane Dembélé, craque do PSG, é o novo dono do posto de melhor jogador do mundo.
Veja abaixo o top-10 de melhores do mundo.
- Dembélé (PSG)
- Lamine Yamal (Barcelona)
- Vitinha (PSG)
- Salah (Liverpool)
- Raphinha (Barcelona)
- Achraf Hakimi (PSG)
- Mbappé (Real Madrid)
- Cole Palmer (Chelsea)
- Donnarumma (PSG)
- Nuno Mendes (PSG)
Pelo lado das mulheres, Marta, dona de seis taças do Fifa The Best, foi listada em 12º lugar. Sem a ‘Rainha’ presente na relação das três finalistas, o posto de melhor jogadora do mundo segue com Aitana Bonmatí, do Barcelona, vencedora do prêmio pelo terceiro ano seguido.
Lamine Yamal e melhores técnicos do mundo são premiados
Inicialmente, o primeiro prêmio da Bola de Ouro valorizou o protagonismo de Lamine Yamal. Camisa 10 do Barcelona e cada vez mais em evidência no futebol europeu, o espanhol ficou com o Troféu Kopa, dedicado ao melhor jogador sub-21, pela segunda vez seguida. Presente na disputa, Estêvão, ex-Palmeiras, não foi capaz de vencer o astro do clube catalão. Na categoria feminina, Vicky Lopez, também da equipe culé, conquistou o primeiro lugar.
Consolidado à frente da seleção brasileira feminina, Arthur Elias não faturou o prêmio de melhor treinador do futebol feminino. Superando os adversários, Sarina Wiegman, comandante da seleção da Inglaterra, ganhou a categoria. Entre os homens, Luis Enrique, do PSG, confirmou o favoritismo, já que dirigiu o clube francês no título histórico da Champions League.
Alisson não conquista Prêmio Yashin na Bola de Ouro; goleadores que brilharam na Europa são exaltados
Titular absoluto do Liverpool, Alisson concorreu ao lado de Courtois, Oblak, Dibu Martínez e outros goleiros de peso. Porém, assim como no caso de Luis Enrique, a temporada magnífica do PSG teve influência na escolha por Donnarumma, atualmente defendendo a baliza do Manchester City. Do lado das mulheres, Hannah Hampton, do Chelsea, subiu ao palco para receber o troféu de melhor do mundo.
Na sequência, com a presença de Figo no palco, o Troféu Gerd Müller enalteceu o desempenho dos maiores artilheiros da temporada 24/25. Comprado pelo Arsenal, Viktor Gyökeres recebeu o prêmio em que Ewa Pajor, do Barcelona, também ganhou os aplausos do público.
Botafogo concorre ao prêmio de melhor clube do mundo, mas PSG fica com o prêmio
Campeão da Libertadores e do Brasileirão, em 2024, o Botafogo foi um dos principais representantes do Brasil na Bola de Ouro, algo enaltecido pelos torcedores. Ao lado de Barcelona, Chelsea, Liverpool e PSG, o Glorioso concorreu na categoria de melhor clube do mundo. Antes do anúncio, o Arsenal, campeão da Champions League, ganhou a categoria feminina.
Conforme o esperado, o feito marcante do PSG ficou à frente da história escrita pelo Botafogo. Recebendo o prêmio “em casa”, o atual campeão da Champions League, através da figura do presidente Nasser Al-Khelaifi, foi oficializado como o melhor clube do planeta.
Reconhecendo o futebol como ferramenta social, o Prêmio Sócrates, que homenageia ações de solidariedade ligadas ao esporte, valorizou o papel da Xana Foundation. Importante no apoio para crianças e adolescentes que sofrem de doenças graves em situações de vulnerabilidade, o instituto surgiu para homenagear a filha de Luis Enrique, que faleceu precocemente aos nove anos de idade vítima de câncer.
Último prêmio da Bola de Ouro tem participação da seleção brasileira
Por fim, a categoria de melhor jogada da temporada encerrou a cerimônia, mas o vencedor ainda não foi divulgado. Presente entre os finalistas com o gol de Andreas Pereira, em Brasil x Peru, a seleção nacional disputa o prêmio com Real Madrid, PSG, Inter Miami e seleção espanhola. Após votação popular, o primeiro lugar da categoria será conhecido em 26 de setembro.

