Home Futebol Bola de Ouro 2025 tem Dembélé melhor do mundo, Raphinha fora do top-5 e Botafogo superado pelo PSG

Bola de Ouro 2025 tem Dembélé melhor do mundo, Raphinha fora do top-5 e Botafogo superado pelo PSG

Vinícius Júnior, desbancado por Rodri na edição passada, ficou fora do top-10; Atacante francês venceu Lamine Yamal na disputa mais esperada da noite

Bruno Romão
Bruno Romão atua como redator do Torcedores.com na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.
Bola de Ouro 2025 tem Dembélé melhor do mundo, Raphinha fora do top-5 e Botafogo superado pelo PSG

Bola de Ouro, organizada pela France Football (Denis Doyle/Getty Images)

Em cerimônia no Théâtre du Châtelet, em Paris, a 69ª Bola de Ouro celebrou os maiores destaques do futebol na temporada 2024/2025. Repleto de personalidades ligadas ao mundo da bola, o evento de gala teve uma ausência de peso. Isso porque o Real Madrid, insatisfeito com o desenrolar da última premiação, em que Vinícius Júnior ficou atrás de Rodri, decidiu boicotar a solenidade. Neste contexto, além do brasileiro, dirigentes e nomes como Mbappé e Courtois estiveram de fora devido à política de ignorar situações onde o clube “não é respeitado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“O clube não acredita que a organização e a UEFA tenham feito qualquer reparação ao Real Madrid ou a Vinícius Júnior, embora o camisa 7 esteja novamente indicado entre os 30 finalistas, algo considerado ‘lógico’.”, informou o jornal “AS”.

Dembélé é eleito como melhor jogador do mundo

Distante dos favoritos, Vinícius Júnior, em 16º lugar, não se aproximou de vencer a Bola de Ouro. Em contrapartida, Raphinha, principal esperança do futebol brasileiro na principal categoria, marcou presença no top-10, mas não faturou o primeiro lugar ao ficar em quinto. Com Ronaldinho Gaúcho entregando o principal troféu da noite, Ousmane Dembélé, craque do PSG, é o novo dono do posto de melhor jogador do mundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Veja abaixo o top-10 de melhores do mundo.

  1. Dembélé (PSG)
  2. Lamine Yamal (Barcelona)
  3. Vitinha (PSG)
  4. Salah (Liverpool)
  5. Raphinha (Barcelona)
  6. Achraf Hakimi (PSG)
  7. Mbappé (Real Madrid)
  8. Cole Palmer (Chelsea)
  9. Donnarumma (PSG)
  10. Nuno Mendes (PSG)

Pelo lado das mulheres, Marta, dona de seis taças do Fifa The Best, foi listada em 12º lugar. Sem a ‘Rainha’ presente na relação das três finalistas, o posto de melhor jogadora do mundo segue com Aitana Bonmatí, do Barcelona, vencedora do prêmio pelo terceiro ano seguido.

Lamine Yamal e melhores técnicos do mundo são premiados

Inicialmente, o primeiro prêmio da Bola de Ouro valorizou o protagonismo de Lamine Yamal. Camisa 10 do Barcelona e cada vez mais em evidência no futebol europeu, o espanhol ficou com o Troféu Kopa, dedicado ao melhor jogador sub-21, pela segunda vez seguida. Presente na disputa, Estêvão, ex-Palmeiras, não foi capaz de vencer o astro do clube catalão. Na categoria feminina, Vicky Lopez, também da equipe culé, conquistou o primeiro lugar.

PUBLICIDADE

Consolidado à frente da seleção brasileira feminina, Arthur Elias não faturou o prêmio de melhor treinador do futebol feminino. Superando os adversários, Sarina Wiegman, comandante da seleção da Inglaterra, ganhou a categoria. Entre os homens, Luis Enrique, do PSG, confirmou o favoritismo, já que dirigiu o clube francês no título histórico da Champions League.

PUBLICIDADE

Alisson não conquista Prêmio Yashin na Bola de Ouro; goleadores que brilharam na Europa são exaltados

Titular absoluto do Liverpool, Alisson concorreu ao lado de Courtois, Oblak, Dibu Martínez e outros goleiros de peso. Porém, assim como no caso de Luis Enrique, a temporada magnífica do PSG teve influência na escolha por Donnarumma, atualmente defendendo a baliza do Manchester City. Do lado das mulheres, Hannah Hampton, do Chelsea, subiu ao palco para receber o troféu de melhor do mundo.

Na sequência, com a presença de Figo no palco, o Troféu Gerd Müller enalteceu o desempenho dos maiores artilheiros da temporada 24/25. Comprado pelo Arsenal, Viktor Gyökeres recebeu o prêmio em que Ewa Pajor, do Barcelona, também ganhou os aplausos do público.

Botafogo concorre ao prêmio de melhor clube do mundo, mas PSG fica com o prêmio

Campeão da Libertadores e do Brasileirão, em 2024, o Botafogo foi um dos principais representantes do Brasil na Bola de Ouro, algo enaltecido pelos torcedores. Ao lado de Barcelona, Chelsea, Liverpool e PSG, o Glorioso concorreu na categoria de melhor clube do mundo. Antes do anúncio, o Arsenal, campeão da Champions League, ganhou a categoria feminina.

Conforme o esperado, o feito marcante do PSG ficou à frente da história escrita pelo Botafogo. Recebendo o prêmio “em casa”, o atual campeão da Champions League, através da figura do presidente Nasser Al-Khelaifi, foi oficializado como o melhor clube do planeta.

PUBLICIDADE

Reconhecendo o futebol como ferramenta social, o Prêmio Sócrates, que homenageia ações de solidariedade ligadas ao esporte, valorizou o papel da Xana Foundation. Importante no apoio para crianças e adolescentes que sofrem de doenças graves em situações de vulnerabilidade, o instituto surgiu para homenagear a filha de Luis Enrique, que faleceu precocemente aos nove anos de idade vítima de câncer.

Último prêmio da Bola de Ouro tem participação da seleção brasileira

Por fim, a categoria de melhor jogada da temporada encerrou a cerimônia, mas o vencedor ainda não foi divulgado. Presente entre os finalistas com o gol de Andreas Pereira, em Brasil x Peru, a seleção nacional disputa o prêmio com Real Madrid, PSG, Inter Miami e seleção espanhola. Após votação popular, o primeiro lugar da categoria será conhecido em 26 de setembro.

Better Collective