O atacante Colidio comemora gol do River Plate (Marcelo Endelli/Getty Images)
Palmeiras e Flamengo iniciaram na década passada um profunda reorganização em seus departamentos de futebol e, pouco mais de dez anos depois, são considerados os dois times mais organizados e, consequentemente, mais ricos do futebol brasileiro e também sul-americano. No continente, somente o River Plate consegue fazer frente a essa hegemonia financeira, segundo o ex-jogador Vampeta.
Durante participação no programa “Bate-Bola”, da rádio Jovem Pan, nesta quarta-feira (17), o comentarista esportivo destacou o forte poderio financeiro da equipe de Buenos Aires que, segundo ele, é um dos poucos que ainda conseguem bater de frente com Verdão e Rubro-Negro pelo nível e valores de contratações que faz atualmente.
Segundo levantamento revelado pelo “UOL Esporte”, o River gastou US$ 61 milhões (cerca de R$ 323 milhões) em contratações de jogadores em 2025, valor acima do que o Flamengo gastou e suficiente para estar no top 3 dos gastos em reforços dos times brasileiros. Ou seja, o time dirigido pelo técnico Marcelo Gallardo tem mesmo “bala na agulha” para contratar.
“O River Plate, dos time no cenário da América do Sul, talvez seja o time que possa chegar mais perto em termos de valores financeiros a Flamengo e Palmeiras. Essa reorganização de Flamengo e Palmeiras deixou muitos times aqui no Brasil e na América do Sul para trás no valor financeiro. O River é o único que ainda pode incomodar na parte financeira”, disse Vampeta.
Vampeta indica favorito em River Plate x Palmeiras hoje
Ao analisar o confronto entre Palmeiras e River pelas quartas de final da Copa Libertadores, Vampeta indicou que não há favorito para quem vai se classificar, mas que no duelo de hoje, no estádio Más Monumental, que deverá estar lotado, o time argentino leva vantagem e tem mais probabilidade de sair com a vitória.
“O Monumental deve ter mais de 80 mil torcedores no estádio. Não é fácil jogar na Argentina. Qualquer time argentino quando pega brasileiros é ‘sangue nos olhos’. Hoje tem uma sequência de 30 jogos que o River está invicto. Para o jogo de hoje o River é favorito dentro de casa. Dentro do confronto geral, eu coloco 50% a 50%”
Quando é o jogo de volta?
Depois de se enfrentarem hoje na Argentina, Palmeiras e River Plate voltam a se encontrar na próxima quarta-feira (24). O duelo está marcado para o Allianz Parque, às 21h30 (horário de Brasília) e também deve ter maciça presença de público – até hoje (17) já haviam sido vendidos 23.500 ingressos para a decisão valendo vaga nas semifinais da Libertadores.
Vela lembrar que antes desse jogo, o time de Abel Ferreira também terá mais um compromisso pelo Campeonato Brasileiro. Em jogo da 24ª rodada, o Palmeiras, terceiro colocado, com 46 pontos, recebe a visita do Fortaleza, vice-lanterna da competição, com 18, neste sábado (20), e a bola rola a partir das 21h (horário de Brasília).

