Pulgar durante jogo do Flamengo na Libertadores - Dhavid Normando/Getty Images
Filipe Luís e Flamengo esperam receber um reforço caseiro para a reta decisiva da Libertadores e o segundo turno do Campeonato Brasileiro. Segundo informações de Venê Casagrande, Erick Pulgar está cada vez mais próximo de estar à disposição da equipe carioca. A recuperação da cirurgia no quinto metatarso está avançada e deve ser novamente relacionada nas próximas semanas.
O volante não atua desde o dia 29 de junho, quando o Rubro-Negro acabou eliminado pelo Bayern de Munique nas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes. Na ocasião, o meio-campista precisou ser substituído ainda no primeiro tempo em razão das dores da fratura no pé direito. Desde então, passa por um rigoroso processo de recuperação que está em estágio final.
“Boa notícia no Flamengo. A tomografia realizada por Pulgar nesta sexta, dia que completou exatamente dez semanas da contusão no quinto metatarso, indicou que a lesão está consolidada. O volante agora entrará na reta final de preparação para ficar à disposição”, informou Venê Casagrande, para a alegria dos torcedores.
Oficialmente, o departamento médico não estipula uma data para a volta, mas o resultado positivo da tomografia é um indicativo considerável. “A partir desse exame, a gente começa a traçar novos passos, a depender desse resultado. Se a gente encontrar sinais de uma consolidação, segura, a gente começa a pensar no prazo de volta desse atleta”, explicou Fernando Sassaki, chefe do departamento médico.
Filipe Luís ganha uma peça a mais no meio-campo do Flamengo
No elenco atual do Flamengo, muitos enxergam Pulgar como único atleta com características de marcação no setor. Por isso, seu retorno oferecerá ao técnico Filipe Luís uma segurança maior para os dois zagueiros, além de uma saída também limpa devido à qualidade técnica do jogador. Com o chileno em campo, outros nomes ganhariam mais liberdade ofensiva.
Desta forma, o torcedor considera uma alternativa importante para o Brasileirão, onde o Rubro-Negro lidera com 47 pontos e, sobretudo, a Libertadores, onde a expectativa é de dois jogos duríssimos contra o Estudiantes.
Pulgar jogará contra o Estudiantes na Libertadores?
Não. É muito cedo fazer um prognóstico da data exata, até porque tudo ainda dependerá de outras avaliações internas dos médicos. A partir daí, o mesmo passará a trabalhar com bola e gradativamente ganhará minutos com Filipe Luís.
O próximo compromisso é contra o Juventude, domingo (14), às 16h (de Brasília), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 23ª rodada do Brasileirão. A provável escalação da equipe carioca gerou muitas críticas por parte da torcida.

