O meio-campista Andreas Pereira comemora gol pelo Palmeiras (Cesar Greco/Palmeiras/by Canon)
O Palmeiras goleou o Fortaleza, por 4 a 1, na rodada do fim de semana do Brasileirão e, aproveitando que o Flamengo empatou no clássico contra o Vasco, assumiu a liderança do Brasileirão por pontos perdidos. Ou seja, apesar do time carioca estar em primeiro na tabela, com 51 pontos, dois a mais que a equipe alviverde, o time paulista vai assumir a ponta caso vença o jogo a menos que tem em relação ao rival.
Na verdade, o Verdão tem dois jogos a menos que os adversários, já que as partidas contra o Juventude e Santos, pelas 12ª e 13ª rodadas foram adiados. O time carioca, por sua vez ainda tem um duelo a menos, pois seu confronto com o Sport, pela 12ª rodada também foi adiado – as partidas foram adiadas devido aos dois clubes terem disputada a Copa do Mundo de Clubes da Fifa entre junho e julho.
O ex-jogador Zinho duvida, no entanto, que o Palmeiras vai assumir a liderança do Brasileirão, pois o jogo a menos que tem em relação ao Flamengo, segundo ele, será o clássico contra o Santos e não será nada fácil para o time alviverde vencer na Vila Belmiro – essa partida ainda não tem data marcada, mas ao que tudo indica será disputada no período da Data Fifa de novembro.
“Quando o Palmeiras jogar contra o Juventude, o Flamengo vai jogar contra o Sport. Os dois vão jogar nessa rodada. O jogo que está atrasado na comparação é contra o Santos, na Vila Belmiro, que não é fácil. Acho que é jogo complicado”, disse Zinho, na ESPN – Palmeiras x Juventude foi remarcado para o dia 11 de outubro, em meio à Data Fifa, já Sport x Flamengo ainda não tem nova data.
Zinho descarta tabela classificação de “pontos perdidos”
“No momento, o Flamengo ainda é o líder. Eu não vou por essa (linha) de pontos perdidos. O Palmeiras tem que jogar e ganhar do Santos. Aí sim vira líder. Nessa rodada que vai pegar o Juventude, o Flamengo pega o Sport e tem um time muito superior ao Sport, mesmo fora de casa. A última derrota do Flamengo foi contra o Atlético-MG na Copa do Brasil, no Maracanã”, avaliou Zinho.
Por fim, o comentarista da ESPN ainda fez questão de frisar que o time carioca tem ainda outra vantagem em relação aos dois principais adversários na disputa pelo título do Campeonato Brasileiro: jogará em casa contra ambos nos duelos do segundo turno. “O Flamengo tem uma vantagem também. Ele joga contra os concorrentes (ao título) no Maracanã. Joga contra Cruzeiro e Palmeiras no Maracanã.”
Palmeiras só pensa no River Plate
A chance de assumir a liderança do Brasileirão está em segundo plano no Palmeiras. Depois de golear o Fortaleza, o foco total do time está na partida contra o River Plate, nesta quarta-feira (24), às 21h30 (horário de Brasília), pela volta das quartas de final da Copa Libertadores. Depois de vencer na Argentina na semana passada por 2 a 1, o time alviverde tem a vantagem do empate para se classificar.

