Bruno Henrique tem julgamento decisivo (crédito: Gilvan de Souza/Flamengo)
Bruno Henrique recebeu apenas advertência e multa pelos gestos obscenos em direção à torcida do Estudiantes. Com a decisão da Unidade Disciplinar da Conmebol desta segunda-feira, 13 de outubro, o atacante do Flamengo poderá enfrentar o Racing, no Maracanã, pela partida de ida da semifinal da Libertadores.
Apesar de o jogador, que é reserva com o técnico Filipe Luís, não estar suspenso, o Rubro-Negro vai recorrer contra a multa de 25 mil dólares (cerca de R$ 136 mil).
Bruno Henrique se desculpou por gestos obscenos
Na audiência que aconteceu na última sexta-feira (10), Bruno Henrique participou de maneira virtual e afirmou que teve uma “reação impensada” diante do clima hostil. Ele ainda alegou que não foi quem começou com as provocações e citou objetos arremessados em direção a ele e aos companheiros.
A defesa do Flamengo também levou testemunhas para confirmar a versão. Já o atacante pediu desculpas pelo ocorrido.
Veja também: Flamengo acerta a renovação com Arrascaeta até o fim de 2028
Atacante do Flamengo foi flagrado na Argentina
Câmeras de transmissão gravaram o camisa 27 com o dedo do meio, além de segurar as genitálias na direção de onde estavam os torcedores do Estudiantes. Por causa da repercussão na Argentina e no Brasil, a Conmebol decidiu investigar o caso.
Bruno Henrique respondeu pelos artigos 2b (“comportar-se de maneira ofensiva”) e 2c (“violar as pautas mínimas do comportamento aceitável no âmbito esportivo”) da entidade. Caso fosse punido, pegaria um ou mais jogos de suspensão, o que o faria perder pelo menos a partida no Maracanã.
A explicação para a atitude
Diante das imagens que se espalharam nas redes sociais, o atacante comentou em uma postagem no Instagram e explicou o motivo de sua reação. Ele deu detalhes do ataque dos argentinos aos jogadores que comemoravam no campo a vitória nos pênaltis por 4 a 2, após derrota por 1 a 0 no tempo regulamentar.
“Só mostram a minha parte, mas nós jogadores fomos atingidos por latas e outros objetos. Inclusive, só tive essa reação porque um isqueiro acertou meu rosto”, comentou o camisa 27.
Bruno Henrique aguarda julgamento no STJD
Além da Conmebol, o jogador do Flamengo também corre risco de suspensão no futebol brasileiro. Afinal, ele atua no Campeonato Brasileiro graças a um efeito suspensivo para a pena de 12 partidas que o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) o condenou pela acusação de manipulação de jogo.
O Rubro-Negro recorreu da pena e pede a absolvição ou anulação do caso, enquanto a Procuradoria quer que Bruno Henrique fique suspenso por ao menos um ano. O julgamento no Pleno do STJD ainda não tem data definida .

