CBF mandou recriar o troféu da Supercopa do Brasil de 1991 para entregar ao Grêmio, campeão em 1990 (foto: Divulgação / CBF)
Trinta e cinco anos depois da conquista, o Grêmio finalmente vai levantar o troféu da Supercopa do Brasil de 1990. A cerimônia acontece na quarta-feira (28), na Arena, em Porto Alegre, e marca o fim de uma longa espera.
Campeão da primeira edição do torneio, o clube gaúcho nunca recebeu a taça referente à conquista. Tanto que os jogadores comemoraram naquela época sem uma premiação em mãos.
Dois jogos na Libertadores
As razões para a ausência são cercadas de versões diferentes, mas com um problema em comum. Sem espaço no calendário para a realização dos dois jogos entre Grêmio e Vasco, a Supercopa do Brasil aconteceu em conjunto com os dois duelos entre os clubes pela Libertadores do mesmo ano.
Leia também: Virginia e Vini Jr. aparecem pela primeira vez juntos em foto durante voo
Por causa dessa solução, houve um impasse entre as emissoras de TV que detinham os direitos de transmissão na época. A extinta Manchete era a responsável pela Supercopa, mas não podia passar as partidas por causa da Libertadores.
Como foi a Supercopa do Brasil vencida pelo Grêmio
O torneio era inédito no país, inspirado no que já acontecia na Europa. O clube gaúcho entrou como campeão da primeira Copa do Brasil, em 1989, enquanto o Vasco como campeão brasileiro.
No Olímpico, o Imortal venceu por 2 a 0, com gols de Nilson e Darci, diante de mais de 34 mil torcedores. No jogo da volta, em São Januário, o empate sem gols confirmou a conquista gremista, mas sem taça para a volta olímpica.
Leia também: Bruno Henrique volta ao STJD nesta semana com risco de pena maior
Curiosamente, apesar da perda do título, o Vasco se classificou no grupo da Libertadores, como terceiro colocado. Já o Grêmio foi o único eliminado, como lanterna.
Troféu recriado pela CBF
Com a recriação da Supercopa do Brasil em 2020 – hoje chamada de Supercopa Rei em homenagem a Pelé, o Grêmio retomou o assunto e reivindicou a premiação. Entretanto, apesar do pedido pelo troféu, somente em 2025 a atual diretoria da CBF decidiu corrigir a lacuna.
Para isso, recriou a taça inspirada no modelo entregue ao Corinthians, campeão da edição de 1991, a última até 2020.
A iniciativa da entidade segue uma nova política de reparações históricas. Recentemente, por exemplo, os jogadores do Coritiba campeã brasileiro de 1985 receberam as medalhas pelo título.
Os campeões da Supercopa do Brasil / Rei
- 1990 – Grêmio (venceu o Vasco)
- 1991 – Corinthians (Flamengo)
- 2020 – Flamengo (Athletico-PR)
- 2021 – Flamengo (Palmeiras)
- 2022 – Atletico-MG (Flamengo)
- 2023 – Palmeiras (Flamengo)
- 2024 – São Paulo (Palmeiras)
- 2025 – Flamengo (Botafogo)

