Neymar desfalcará o Santos na reta final do Brasileirão ( Foto: Raul Baretta / Santos FC )
Neymar segue afastado dos gramados e o Santos adota cautela no retorno. Mesmo assim, já há uma data como objetivo para que o camisa 10 volte a jogar: 9 de novembro, contra o Flamengo, no Maracanã.
A confirmação da previsão, entretanto, dependerá da evolução do jogador na reta final de recuperação de lesão grau 2 no músculo reto femoral da coxa direita.
Neymar ainda não treina com elenco
Ele ainda faz trabalho físico em separado do elenco, inclusive com treinos em horários distintos. Mas existe a possibilidade de ele voltar a trabalhar com o elenco em breve, possivelmente até a próxima semana.
Para a recuperação, Neymar trabalha com profissionais do estafe pessoal, assim como utiliza aparelhos próprios, como um de alta tecnologia de uma empresa que tem Cristiano Ronaldo como sócio.
Mudança de data para o retorno aos campos
A expectativa inicial era de que Neymar pudesse atuar contra o Fortaleza, em 3 de novembro, mas a comissão técnica optou por adiar sua volta. A palavra de ordem é cautela para não acelerar processos, e priorizar a recuperação completa antes de sua reintegração aos treinos.
Afinal, o meia-atacante já teve outros afastamentos nesta temporada por lesões musculares. Entre março e maio, ficou fora por problemas na coxa esquerda e voltou a se recuperar em agosto, para enfrentar novo problema físico em setembro.
Antes de se machucar em um treino no CT Rei Pelé, o camisa 10 atuou em 9 de 10 partidas pelo Santos, sua melhor sequência. Ele não joga desde 14 de setembro, no empate em 1 a 1 com o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro.
Leia também: Romário apoia Neymar em crítica à arbitragem brasileira
Desempenho de Neymar na temporada
Desde que retornou, no início de 2025, Neymar soma seis gols e três assistências em 21 jogos pelo Santos. No Campeonato Brasileiro, o camisa 10 marcou três vezes, com a outra metade pelo Campeonato Paulista.
Ao se recuperar fisicamente, Neymar terá pouco tempo para retomar o ritmo de jogo, caso queria ajudar a equipe a fugir do rebaixamento.
Leia mais: Kaká acredita em Seleção forte com Neymar e elogia trabalho de Carlo Ancelotti
Renovação de contrato só em dezembro
Diante do cenário de incertezas, o Santos optou por esperar para negociar uma renovação de contrato. A ideia é avaliar o desempenho do camisa 10 até o fim do Campeonato Brasileiro, antes de definir novos termos contratuais.
O presidente do Santos, Marcelo Teixeira, confirmou recentemente que as duas partes vão esperar dezembro para avaliar o que fazer. Afinal, Neymar tem como projeto disputar a Copa do Mundo de 2026 e isso pesará numa decisão sobre onde jogar no futuro.
“Não estamos tratando, porque o pensamento, a prioridade, é a Copa do Mundo. A não ser que haja algo diferente, algo anormal. Mas se não houver, a possibilidade é dessa renovação”, disse o dirigente ao Barbacast.

