Abel Ferreira em ação pelo Palmeiras; o português vai ter trabalho se quiser ir à final (Foto: Miguel Schincariol/Getty Images)
O Palmeiras foi atropelado pela LDU por 3 a 0 na noite desta quinta-feira, no Estádio Casa Blanca, em Quito, no Equador, em jogo válido pela ida das semifinais da Copa Libertadores da América. A equipe brasileira não soube conter a intensidade dos donos da casa, treinados pelo brasileiro Tiago Nunes, que jogaram com uma de suas principais armas: a altitude de 2.850 metros acima do nível do mar.
Os gols da partida foram marcados por Villamil, duas vezes, e Alzugaray, de pênalti, ainda na primeira etapa. Agora, o Verdão vai precisar golear a LDU na próxima quarta-feira se quiser chegar à final em Lima, no dia 29 de novembro. Os brasileiros precisam vencer por quatro ou mais gols para avançar. Caso vençam por três, a decisão será nos pênaltis.
Leia também: Dupla do Palmeiras pode levar gancho e desfalcar time na reta final do Brasileirão
Leia também: Final da Libertadores recebe sugestão de Brasília como ‘plano B’ no lugar de Lima
LDU amassa o Palmeiras no primeiro tempo
O primeiro tempo começou com o time da casa pressionando o Palmeiras. Os equatorianos não demoraram para dominar as principais ações ofensivas e deixar os brasileiros acuados no campo de defesa. Há muito tempo não se via tamanho domínio de uma equipe sobre os comandados de Abel Ferreira. Todo esse ímpeto se transformou em gol logo aos 15 minutos, com Villamil, que aproveitou cruzamento na área, dominou na marca do pênalti e soltou a bomba.
As bolas longas e a dupla Flaco López e Vitor Roque não funcionaram, o que acabou facilitando as investidas da LDU, principalmente pelo lado direito da defesa palmeirense. Aos 24 minutos, Andreas Pereira colocou a mão na bola dentro da área, e o árbitro marcou pênalti. Alzugaray bateu firme, sem chances para Carlos Miguel. Antes mesmo de terminar a primeira etapa, Villamil bateu de primeira após mais um cruzamento e fez o surpreendente 3 a 0.
LDU controla o jogo no segundo tempo
O segundo tempo não teve a mesma intensidade do primeiro, principalmente pelo lado equatoriano. Isso porque o Palmeiras subiu suas linhas e passou a jogar mais no campo ofensivo. Nos primeiros minutos, quase diminuiu o placar com Flaco López, mas Alex Domínguez fez boa defesa à queima-roupa. A resposta do time da casa veio com Quintero, em um chute de fora da área, que Carlos Miguel defendeu, evitando o quarto gol.
Abel Ferreira, então, promoveu mudanças no time para tentar ao menos diminuir o prejuízo. Sosa e Allan até entraram bem, mas, à medida que o tempo foi passando, as tomadas de decisão pioraram. Allan teve uma boa chance, mas, no momento de cruzar, decidiu chutar para fora. Enquanto isso, Sosa, de frente para Domínguez, perdeu um gol incrível. No fim, Bryan Ramírez ainda levou cartão vermelho, mas já era tarde: 3 a 0.
Recuperação no Brasileiro
O Palmeiras tem a chance de se recuperar no próximo domingo, diante do Cruzeiro, no Allianz Parque, em São Paulo. Para o Verdão, a vitória significa a manutenção da liderança do Campeonato Brasileiro. O jogo é válido pela 30ª rodada.

